Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

O mercado está ligado em “alta tensão” com a Engenharia Elétrica

Alguma vez você já parou para imaginar como a eletricidade está em presente em cada atividade do nosso dia a dia?

Ainda mais com as novas realidades impostas pelo fenômeno da pandemia, essa é uma tendência que só tem a crescer.

E para cada atividade que envolve a eletricidade, existe um Engenheiro Eletricista garantindo que tudo esteja nos conformes e nos mantendo ligadinhos!

Já deu para perceber que o Engenheiro Eletricista é um dos profissionais mais demandados pelo mercado de trabalho e que será assim por muito tempo.

A Facens oferece o curso de Engenharia Elétrica 45 anos, e desde o primeiro dia de curso, o objetivo é formar cidadãos sempre preparados para o que o futuro nos reserva!

Vem com a gente conhecer um pouco mais sobre o curso, carreira e todas as oportunidades que a Engenharia Elétrica na Facens pode trazer para você:

Por que escolher Engenharia Elétrica?

Como a gente já conversou, o mundo em que vivemos hoje é completamente tomado pela eletricidade: na hora do banho quente, no ar condicionado, para carregar o celular e por aí vai.

Quando nos atentamos para todos esses detalhes do cotidiano, entendemos a importância da Engenharia Elétrica.

O Engenheiro Eletricista atua fortemente com instalações elétricas, transmissão e distribuição de energia, contribuindo de forma significativa para comércios, residências e negócios.

Outras oportunidades estão presentes também nas áreas de energias alternativas, telecomunicações, automação, nanotecnologia e até saúde e biomedicina.

Para começar, vamos conhecer a matriz curricular!

Na hora de começar a graduação, é fundamental conhecer sua grade curricular. Dessa forma, você pode ter uma noção mais clara de quais temas serão aprendidos ao logo dos anos.

Especificamente em Engenharia Elétrica na Facens, os 10 semestres que compõe o curso passam por matérias de base, como matemática, física, elétrica e eletrônica, e caminham até a concepção de projetos, fiscalizações e supervisão de métodos, processos, sistemas e equipamentos das áreas de Energia, Eletrônica/Digitais, Telecomunicações e Automação e Controle.

Na Facens, o objetivo do Curso de Engenharia Elétrica é formar engenheiros capacitados para atender diferentes demandas profissionais com visão crítica, criativa e inovadora e que façam a diferença na sociedade.

Conheça aqui a matriz curricular para o curso de Engenharia Elétrica da Facens.


???? Ouça agora: Facens Cast – Desvendando os Cursos: Elétrica e Mecatrônica

Engenharia Elétrica na Facens é mão na massa!

E é claro que tudo isso não poderia ser apenas dentro de sala de aula. O ensino hands on, eleva o nível de conhecimento do aluno, pois ele aprende na prática e com uma infraestrutura de ponta.

“A Facens tem tudo para formar o melhor engenheiro eletricista, pois possibilita a formação do aluno, principalmente por conta das práticas voltadas para o mercado e parceria com grandes empresas”

Paulo R. F. de Carvalho – Reitor Facens

E para falar de hands on, nada melhor do que apresentar os projetos dos nossos alunos!

Na primeira edição do Live Up – Semana de Lives Facens, o coordenador de Engenharia Elétrica Facens, Heverton Bacca e Marcos Almeida, responsável pelos Laboratórios de Elétrica na Facens, contam um pouco sobre a infinidade de possibilidades das práticas do curso!


??
Veja mais projetos de Engenharia Elétrica da Facens ??

Facens adere kits de Sistemas Digitais da empresa RENESAS em aulas práticas

Por meio da parceria com a empresa fabricante de microcontroladores, Renesas Technology, o Curso de Engenharia Elétrica da Facens recebeu dez Start Kits para aplicação nas aulas de Sistemas Digitais.

Engenharia Elétrica Facens promove concurso de programação de CLP

Os alunos de Engenharia Elétrica e Mecatrônica da Facens promoveram e participaram do 1° concurso de programação de CLPs com o software Codesys na 20° edição da TecnoFacens.

O desafio proposto era implementar uma lógica para controle de semáforos em um cruzamento, considerando atuações automáticas para evitar o acúmulo de carros nas vias e pessoas nas calçadas.

Facens amplia sistema de geração de energia solar fotovoltaica do Campus

O Campus da Facens possui uma potência de quase 52 kWp, o que resulta na produção de aproximadamente 15% da energia demandada pelo Centro Universitário.

Por conta desse sistema eficaz, a Facens foi aprovada no Programa de Eficiência Energética (PEE) para ampliação do sistema de geração de energia solar fotovoltaica em mais 70 kWp, o que determinará numa produção aproximada de 40% da demanda de energia elétrico no Centro Universitário.

As oportunidades só aumentam!

A Facens possui parceria com grandes empresas nacionais e multinacionais, que proporcionam a experiência do mercado dentro do Campus para os nossos alunos.

Além das empresas de telecomunicação Huawei e Commscope, recentemente a Facens firmou uma parceria com a distribuidora de energia CPFL e a NARI.

A parceria resulta na construção de uma subestação de energia dentro do Campus, possibilitando a capacitação dos alunos para demandas de grande necessidade de mercado.

 ???? Leia mais sobre a Construção da Subestação de Energia na Facens

Um futuro eletrizante 😉

O mercado para o Engenheiro Eletricista costuma ser um dos mais aquecidos, comparado a outras áreas.

Isso acontece por conta de mudanças sociais e como pessoas, comércios e negócios se adaptam, como produção e consumo de energia consciente, por exemplo.

Segundo Heverton Bacca, coordenador de Engenharia Elétrica da Facens, duas grandes áreas demandarão muitos profissionais de Engenharia Elétrica nos próximos anos: geração, transmissão e distribuição de energia elétrica e telecomunicações.

Geração, transmissão e distribuição de energia é um dos pilares dessa profissão e com a tendência de transformação de mobilidade, hoje já observaremos uma grande demanda de energia elétrica para abastecer a cadeia de transportes.

Este setor é o que mais demandou energia no Brasil nos últimos dois anos! Se resta alguma dúvida de que veículos elétricos já são o futuro da mobilidade, a gente conta tudo pra você com uma matéria especial sobre o tema!

A área das Telecomunicações pode ser considerada como o segundo grande pilar da Engenharia Elétrica e promete vir com tudo!

A evolução das comunicações móveis já começa a acontecer, por conta da implementação da tecnologia 5G, que trará muito mais velocidade de conexão à Internet, por exemplo, para as aplicações do seu celular.

E adivinhem só quem é o profissional que atua nessas grandes áreas? O Engenheiro Eletricista! ????

????ALERTA SPOILLER ???? Não podemos esquecer também que a modernização das industrias também demanda gestão de energia elétrica para alimentar os dispositivos de automação.

Controladores, robôs e sistemas de monitoramento englobam o universo da automação e fazem parte da matriz do curso de Engenharia Elétrica, pois o Engenheiro Eletricista deve estar preparado para integrar o desenvolvimento da Industria 4.0.

E aí, tá esperando o que para começar Engenharia Elétrica na Facens? Seu projeto de vida começa aqui!

Inscrever-se
Notificar de
0/100
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Todos os comentários
Expediente

Jornalista responsável:
Elis Marina de Amaral Gurgel Nunes (MTB 0094600/SP)

0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x