Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Facens amplia sistema de geração de energia solar fotovoltaica do Campus

Você sabia? O Campus da Facens possui uma potência de quase 52 kWp, o que resulta na produção de aproximadamente 15% da energia demandada pelo Centro Universitário.

Essa potência é obtida por um Sistema Grid-Tie (Fixo), um Sistema Off-Grid e um Sistema Grid-Tie (Tracker), contando com placas de monocristalino, policristalino e filme fino, ou seja, diferentes tecnologias de sistemas fotovoltaicos.

Dessa forma, a Facens foi aprovada no Programa de Eficiência Energética (PEE) para ampliação do sistema de geração de energia solar fotovoltaica em mais 70 kWp, o que determinará numa produção aproximada de 40% da demanda de energia elétrico no Centro Universitário.

Sistema de geração de energia solar fotovoltaica Campus Facens – Imagem: Facens

O Programa de Eficiência Energética (PEE) é regulamentado pelo Manual dos Procedimentos do Programa de Eficiência Energética da ANEEL, aprovado pela REN 830/2018, que estabelece a necessidade de as distribuidoras de energia elétrica realizarem anualmente uma Chamada Pública de Projetos (CPP). 

A CPP contempla projetos dos segmentos: Industrial, Residencial, Comercial, Poder Público, Serviço Público, Iluminação Pública e Rural, disponibilizando recursos financeiros para estas classes de clientes. Cada cliente concorre pelo recurso disponível para seu segmento de mercado. 

Para seleção das propostas de projeto, a CPFL realiza a avaliação sob os aspectos documental, técnica, cadastral, compliance, crédito e ranking.

Todos os critérios e regras para participação e seleção das propostas de projeto foram detalhadas no edital e demais documentos publicados pela organização do Programa.

Os projetos aprovados são formalizados com a assinatura de Termos de Cooperação ou Contratos de Desempenho, conforme o caso. ?

A Facens se encaixou em todos os critérios propostos pelo programa e tem previsão de começar os trabalhos para a ampliação dos painéis ainda em dezembro de 2020.

Essa é mais uma conquista que impacta positivamente na contribuição da Facens com a sustentabilidade e também com o desenvolvimento de novas fontes de energia.

Inscrever-se
Notificar de
0/100
guest
1 Comentário
Anterior
Próximo Mais Votado
Inline Feedbacks
Todos os comentários
Leandro
Leandro
5 meses atrás

Adorei conhecer seu blog, tem muito artigos bem interessantes. 
baixar e instalar no Windows

Expediente

Jornalista responsável:
Elis Marina de Amaral Gurgel Nunes (MTB 0094600/SP)

1
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x