Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Cursos de pós-graduação: qual é o ideal para mim?

Terminou a faculdade e está na dúvida sobre como seguir com os estudos? Entenda as diferenças entre os cursos de pós e como alavancar a carreira!

O professor Adilson Rocha, dos cursos de MBA da Pós-graduação Facens, nos ajudou a estabelecer alguns conceitos que você precisa saber para escolher qual caminho seguir. Olha só:

Lato Sensu e Stricto Sensu

Os cursos de pós-graduação, assim como diz o nome, são todos aqueles que o aluno somente pode cursar após a graduação.

Eles são divididos em duas classificações: Lato Sensu (no sentido amplo) e Stricto Sensu (no sentido estrito).

Os cursos de pós-graduação Lato Sensu compreendem à alguma especialização geral e concede ao aluno um certificado.

Já os cursos de pós-graduação Stricto Sensu, se restringem aos cursos de Mestrados e Doutorados e concede ao aluno um Diploma.

Aqui, vamos focar nos cursos Lato Sensu, que são voltados para aqueles que já trabalham e tem vontade de aprimorar sua profissão, no seu emprego atual ou para buscar novas oportunidades.

Conforme o Ministério da Educação (MEC), os cursos da modalidade Lato Sensu devem ter, no mínimo, 360 horas de duração.

Cursos de Especialização ou MBA?

As Especializações são voltadas para um público que deseja se aprofundar melhor num determinado assunto ou área, de forma mais técnica.

O profissional que opta pela especialização, geralmente, ingressam logo após a graduação como objetivo melhorar seu desempenho no trabalho atual.

Já os cursos de MBA são voltados para profissionais que almejam um cargo de gestão na empresa que trabalham, como os altos cargos executivos.

Esses profissionais também tem características empreendedoras e querem iniciar seu próprio negócio, uma vez que o foco do MBA é em gestão, negócios e em questões empresariais.

A sigla MBA se refere à expressão Master Business Administration (Mestre em Administração de Negócios), e embora tenha esse conceito, no Brasil, os Cursos de MBA não são considerados Stricto Sensu, mas sim cursos específicos na área de gestão empresarial.

Normalmente, as aulas de MBA dão uma visão geral de disciplinas na área de gestão e prepara o profissional para aplicar na prática os conhecimentos e técnicas adquiridos, com discussões sobre casos reais que acontecem no mundo corporativo.

Formas de entrada para cursos de pós-graduação

Enquanto os cursos de graduação possuem diversas formas de entrada, como vestibulares, provas de bolsa e ENEM, os cursos de pós seguem um caminho um pouco diferente.

O primeiro requisito, como já citado, é que o aluno tenha concluído a graduação. Se ainda não tiver o diploma em mãos, um certificado de conclusão de curso pode auxiliar nessa comprovação.

Após isso, cada instituição de ensino pode estabelecer suas formas de entrada. As mais comuns, no entanto, são por análise de requisitos, análise de curricular ou análise de projeto de pesquisa.

Na análise de requisitos, a instituição pode avaliar se, por exemplo, o candidato já tem algum conhecimento prévio daquela determinada área. Vale ressaltar que os requisitos podem ser definidos pela própria instituição.

Já em análise curricular, como o próprio nome dia, o candidato tem seu currículo avaliado, como outros cursos, atividades e formações.

A análise de pesquisa costuma ser mais comum quando se trata de cursos de pós-graduação latu-senso, que procura entender um pouco mais sobre o candidato e seus objetivos com aquela pesquisa.

Agora que você já sabe tudo sobre cursos de pós-graduação, é hora de escolher o curso ideal e a melhor instituição que possa te auxiliar nessa jornada.

A Facens oferece opções de cursos de pós-graduação e MBA nas áreas de Engenharia, Arquitetura, Gestão, TI, Projetos, Segurança do Trabalho, Produção, Logística, Cidades Inteligentes e outros, com aulas quinzenais e presenciais ou EAD.

E é claro, que as formas de entrada também se encaixam no bolso. São 20% de desconto* para empresas conveniadas e 25% de desconto para Associações e Sindicatos**.

Para saber mais informações, acesse pos.facens.br/

* desconto aplicado nas mensalidades até o dia do vencimento

**colaboradores das empresas conveniadas e associados, cônjuge, os ascendentes e descendentes diretos, ingressantes no 1º ano do curso pretendido podem usufruir do desconto

Inscrever-se
Notificar de
0/100
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Todos os comentários
Expediente

Jornalista responsável:
Elis Marina de Amaral Gurgel Nunes (MTB 0094600/SP)

0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x