Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Futuro da mobilidade: conheça mais sobre os carros elétricos

A indústria da mobilidade ganha uma nova perspectiva de futuro com o avenço de inúmeras tecnologias que, cada vez mais, aprimoram seus veículos.

Um dos modelos mais comentados dos últimos anos é o carro elétrico, que promete ser econômico, prático e sustentável.

Para explicar um pouco mais sobre este futuro da mobilidade, o Consultor Técnico no Smart Campus Facens, Ricardo Bovo, compartilha com a gente todo seu conhecimento! Olha só:

Conhecendo o BEV

Voltando no tempo, os primeiros veículos inventados, no sec. XIX, eram elétricos movidos à bateria. Paris foi uma das primeiras cidades do mundo a ter um carregador público de baterias em 1899.

Com o passar dos anos, conhecemos outros modelos e hoje temos diversas opções para veículos modernos, rentáveis e sustentáveis, como os BEV.

Battery Electric Vehicle (BEV) são os Veículos Elétricos propriamente ditos. Veículos equipados com um motor elétrico e que, normalmente, tem o tamanho de um liquidificador.

Carros elétricos são veículos simples, onde você tem um motor ligado às rodas que é alimentado por uma bateria de alta capacidade, que equivale ao assoalho inteiro do veículo.

A razão de chamar os BEV como carros elétricos vem da grande bateria que armazena a energia necessária para eles se locomoverem.  

Atenção para as baterias!

Conhecemos as baterias que os outros modelos convencionais utilizam para “dar a partida”, que são baterias de Chumbo Ácidas pesadas e com vida útil de 2 a 3 anos.

Já os carros elétricos BEV utilizam baterias modernas e “secas”, de uma química chamada de LiOn (ìons de Lítio).

As baterias LiOn não possuem efeito memória. Elas armazenam mais energia por volume ou por cm³. Elas equipam nossos aparelhos celulares e quase todos os dispositivos eletrônicos que utilizamos hoje.

Ao contrário das baterias chumbo-ácidas, as baterias LiOn que equipam os BEV possuem sistema de refrigeração ativo, que preserva contra os efeitos do superaquecimento no carregamento e prolongam sua vida útil para que durem mais de 15 anos com um mínimo de degradação.

Em média, elas degradam 0.5% ao ano. Ao final de 10 anos, a bateria dos BEV perde apenas 5% de sua capacidade original.

A frota atual de BEV no mundo hoje passa de 4 milhões de veículos, por essa razão, a empresa que mais cresceu nos últimos anos foi a TESLA, de Elon Musk.

O carro mais vendido no mundo hoje é o Tesla Model 3, um sedã 100% elétrico com autonomia de mais de 500km. Existem, inclusive, vários Model 3 rodando na cidade de São Paulo atualmente.

Os benefícios

Dentro os inúmeros benefícios dos Elétricos, podemos destacar:

  • Não emitem gases nocivos à saúde, pois mesmo os veículos flex ou movidos à biodiesel são poluentes;
  • São silenciosos e contribuem para o silêncio nos grandes centros;
  • Podem ser abastecidos em casa, em uma tomada residencial, descartando a preocupação com o abastecimento em postos;
  • Dirigibilidade excepcional, torque imediato pois não possuem transmissão;
  • Possuem autonomia, perfeito para uso nas cidades ou para deslocamentos longas distâncias, com abastecimento nos postos disponíveis;
  • A recarga nos locais públicos é gratuita e existem centenas de pontos de recarga no estado de SP, inclusive um na Facens;
  • Grande variedade de modelos;
  • O preço global dos Veículos Elétricos vem caindo ano a ano.

Modelos disponíveis no mercado

Atualmente, há uma grande oferta de modelos de carros elétricos disponíveis no mercado e alguns modelos são:

  • BMW i3
  • Chevrolet Bolt
  • Renault Zoe
  • Nissan Leaf
  • Cherry Arizzo 5e
  • Audi E-tron
O modelo elétrico da Audi foi o carro de Tony Star em Avengers – Endgame
  • Jaguar i-Pace
  • Tesla Model 3, model S, Model X e model Y
  • T3 da BYD

Aqui vale o destaque para a BYD, a única fábrica de veículos 100% elétricos hoje instalado no Brasil, na região de Campinas.

A JAC, por exemplo, possuí 5 modelos 100% elétricos, sendo uma Pickup cabine dupla (iEV330P), um caminhão (iEV1200T), um SUV (iEV60), um crossover (iEV40) e o iEV20, modelo que foi testado na Facens.

O modelo JAC iEV20, testado no Campus, é o veículo elétrico mais barato do mercado e possui garantia integral de 5 anos.

Além do preço menor, outra grande vantagem do JAC iEV20 é a sua autonomia de 400Km na cidade, mostrando-se perfeito uso no dia a dia.

Ele é ideal para grandes centros urbanos, tem pequeno e acomoda 5 pessoas pode rodar 80Km por dia, numa semana de 5 dias úteis totalizando 400Km.

Mas o que fazer quando a bateria acaba? Usando o carregador de 3KW que vem com o carro, pode-se carregar apenas 1 ou 2 dias por semana por algumas horas durante a noite.

Sua autonomia permite, por exemplo, viajar de Sorocaba até Ribeirão Preto, ou de São Paulo até o Rio de Janeiro, sem a necessidade de recarregar no caminho.

Para encontrar pontos  de recarga basta acessar Plug Share, baixando o app no celular ou pelo browser do computador.

Contribuindo para o futuro e a sustentabilidade

Sabemos que nossos recursos naturais não são para vida toda e que mundo não suporta mais tanta poluição.

Pesquisas demonstram que a partir de 2050 poderá faltar petróleo no mundo. Este, além de poluente, é nocivo à saúde e sua extração ou refino já provocou inúmeras catástrofes ambientais.

Pensando em um futuro mais silencioso e sustentável, os veículos elétricos ganham espaço nos mercados e nas ruas, proporcionando o nascimento de novos gigantes na indústria.

Atualmente já temos a TESLA como pioneira no mercado, entretanto, empresas como SONY, Apple a BeiDu (China) já mostraram seus protótipos de carros elétricos para serem lançados nos próximos anos, ou meses!

Aqui na Facens, acreditamos e incentivamos o uso de energias sustentáveis e não poluentes no desenvolvimento de pesquisas e projetos para auxiliar as novas produções de mobilidade.

Além disso, esperamos que, cada vez mais, a Facens tenha a oportunidade de contribuir com mais testes e pesquisas, para mostrar os benefícios de um meio de transporte limpo e benéfico.

Inscrever-se
Notificar de
0/100
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Todos os comentários
Expediente

Jornalista responsável:
Elis Marina de Amaral Gurgel Nunes (MTB 0094600/SP)

0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x