Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Facens recebe reconhecimento por transformação digital da educação brasileira

Manifesto Brasil 5.0 reúne principais práticas e projetos nacionais que habilitam o país a exercer destaque na Transformação Digital Global

No último dia 15, o comitê do Manifesto Brasil 5.0 lançou uma nova atualização do capítulo 8 do documento, sobre Experiências de Sucesso e Melhores Práticas.

O Smart Campus Facens foi considerado protagonista nacional na modalidade Educação e Capacitação Profissional. O projeto do Centro Universitário também foi indicado para o Prêmio Transformação Digital Brasil, que acontece em agosto de 2021.

De acordo com a coordenadora geral do Smart Campus Facens, professora Regiane Relva, este reconhecimento é muito importante para a instituição de ensino e para o setor de educação.

A ideia do Smart Campus é proporcionar uma nova experiência de aprendizado multidisciplinar, com foco nas reais necessidades do mercado, utilizando o campus como espaço de prototipagem, em parceria com empresas nacionais e internacionais, a fim de que os alunos possam desenvolver soluções que poderão ser replicadas nos bairros e munícipios. Este conceito, se aplicado de forma global, pode ser transformador”

ressalta Regiane.

Manifesto Brasil 5.0

Em 2018, o Governo Federal lançou, por meio do decreto 9.319, a Estratégia Brasileira para a Transformação Digital (E-digital).

Um enfoque importante para E-Digital é a contextualização das ações estratégicas nas grandes agendas internacionais para o desenvolvimento.

Entre elas, destacam-se os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas.

Em 2020, o Instituto MicroPower, formado por empresários, acadêmicos, governo e sociedade civil, sob a curadoria de Francisco Soeltl, iniciou a pesquisa e desenvolvimento do Manifesto Brasil 5.0, um Guia de Referência que reúne iniciativas de sucesso em diversas áreas, com o propósito de consolidar os fundamentos que transformam o Brasil em protagonista global na transformação digital.

O documento é atualizado a cada três meses, e em agosto, acontecerá o Prêmio Transformação Digital Brasil, que destacará as melhores experiências de diferentes setores.

Todas as iniciativas selecionadas pelo Instituto MicroPower têm potencial de serem implementadas em outros locais e, com isso, ampliar e transformar empresas, pessoas, processos e comunidades.

Smart Campus Facens

O espaço é um laboratório vivo, que visa a solução de problemas reais, baseados nos conceitos de Cidades Humanas, Inteligentes e Sustentáveis, suportado pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável determinados na Agenda 2030.

O projeto, que teve início em 2014, unificou diversas atividades relacionas ao tema de cidades inteligentes realizadas no campus.

O novo conceito, que teve como base estudos relacionados às cidades inteligentes no Brasil e no mundo, foi submetido ao programa do Global Entrepreneurship Lab (G-Lab) – oferecido pelo MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) e, após passar por uma criteriosa seleção, foi aceito para ser desenvolvido pelo período de quatro meses com a Facens.

O Smart Campus tem como foco incentivar e despertar o senso de cocriarão, desperdício zero, economia circular, inovação social e melhoria da cidadania, gerando experiência estudantil pelo empoderamento e o desenvolvimento do empreendedorismo.

Clique aqui para mais informações sobre o Smart Campus Facens.

Inscrever-se
Notificar de
0/100
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Todos os comentários
Expediente

Jornalista responsável:
Elis Marina de Amaral Gurgel Nunes (MTB 0094600/SP)

0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x