Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

5 maneiras de investir na sua Educação e ter um bom retorno!

A gente tem certeza que, em algum momento da vida, você já ouviu de alguém que “o conhecimento é o nosso maior bem e ninguém pode tirar ele da gente.”

Parece frase clichê, mas é a mais pura verdade. Quanto mais você procura por conhecimento e se dedica a ele, mais oportunidades bacanas acontecem na sua vida.

Pensando em dividir esse conhecimento com vocês, separamos aqui 5 dicas de como podemos investir na educação e ter ótimos retornos! Se liga

1. Cursos livres

É só dar um Google e você consegue encontrar: são diversas opções de cursos livres! Online ou presenciais, eles abrangem diversas áreas do conhecimento e você pode fazer quantos quiser.

Por exemplo, existes cursos livres introdutórios sobre temas como fotografia, gastronomia, artes, gestão de tempo dentre outros.

O melhor de tudo isso? Você adquire conhecimento e não precisa investir grana, apenas o seu tempo.

A Facens oferece uma lista completa de Cursos Livres e você pode conferir aqui. Além disso, o site Catraca Livre fez um resumão de vários outros cursos livres para você ter mais opções 🙂

2. Cursos de capacitação

Assim como os Cursos Livres, os Cursos de Capacitação dão aquele up no conhecimento.

A diferença aqui é que eles são mais focados para determinada área de atuação, ou seja, mais técnicos e visam o desenvolvimento de habilidades relacionadas ao mercado de trabalho.

Os cursos de capacitação também podem ser presenciais ou online e, normalmente, possuem uma carga horária maior que os cursos livres e possuem um instrutor que acompanha o aluno durante o curso.

Por isso são pagos os cursos de capacitação, geralmente, são pagos. No entanto, você encontra cursos muito bons e com valores bem acessíveis.

Durante as férias de Janeiro e Julho, a Facens oferece cursos de capacitação, chamados de Cursos de Férias, em diversas áreas do conhecimento e eles podem ser adquiridos a um valor acessível pela comunidade.

Para alunos e ex-alunos, rola aquele desconto! <3

3. Cursos de graduação

Esse é um grande passo para a nossa jornada profissional. Para cursos de graduação o investimento é maior, tanto financeiro quanto em tempo.

Geralmente, um curso de nível superior dura de 2 a 6 anos e varia entre diversos valores. Porém, existem muitas oportunidades de se conseguir uma bolsa de estudos na Instituição de Ensino que você escolheu cursar.

Através de provas de bolsa, ENEM e outros programas do Governo, você pode conseguir descontos que durem todo o período de curso.

Aqui na Facens, os processos seletivos acontecem entre Outubro e Novembro. Fique atento para as datas! Se você quer ser o primeiro a saber, inscreva-se aqui.

Esse valor que você economiza, dá pra aplicar em outro projeto, que tal? 😉

4. Cursos de Pós-graduação

Para quem já concluiu a graduação e busca novos desafios e oportunidades do mercado de trabalho ou ainda para se capacitar em um área da graduação que despertou aquele interesse em saber mais, este é o investimento certo.

Os cursos de pós-graduação também podem ser mais técnicos e focados para pessoas que já atuem em determinada área ou que desejem ter formação para complementação os conhecimentos.

Neste caso, os MBA’s que tratam de diversos temas da área de Negócios, por exemplo, são muito indicados.

Estes são a escolha ideal para alunos graduados em áreas mais técnicas, como Engenharia, e desejam alcançar cargos de gestão e liderança.

O valor deles varia e as opções são muitas. Onlines, presenciais, todos os dias da semana, ou só aos finais de semana, aulas quinzenais… eles são super adaptáveis para quem já possui uma rotina de trabalho, mas quer se profissionalizar ainda mais.

Aqui na Facens, existem mais de 20 opções de cursos de pós-graduação nas áreas de Gestão, Tecnologia, Engenharia, Arquitetura e Inovação. No nosso site, você pode simular esse investimento! 😉

5. Patrimônios

Quando você inicia uma graduação, logo chega o momento de estagiar e, com o decorrer do tempo, o primeiro emprego.

Dependendo da sua remuneração e das suas necessidades, você pode se organizar financeiramente para separar uma parte do seu salário para investir em patrimônios.

Como assim, patrimônios? Um carro, uma moto, quem sabe uma casa? Algum bem de valor maior e que você possa usufruir no futuro.

Mas, vale lembrar que, cada um tem a sua jornada e suas prioridades de investimentos. O que deve ser uma prioridade para todos é o aprender continuamente por toda a vida!

Esse é um investimento muito valioso e que, com certeza, nos renderá muitas boas oportunidades!

Se você gostou dessas dicas de investimento, com certeza vai gostar de saber mais sobre o assunto! Ouça o Tantan Podcast para saber mais! 😉

Inscrever-se
Notificar de
0/100
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Todos os comentários
Expediente

Jornalista responsável:
Elis Marina de Amaral Gurgel Nunes (MTB 0094600/SP)

0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x