Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

366 anos à frente do seu tempo – Parabéns, Sorocaba!

Para você que não ainda não conhece, aqui vai um guia completo sobre a Terra Rasgada, que comemora 366 anos em 2020.

Localizada no interior do estado de São Paulo, Sorocaba é a quarta cidade mais populosa do estado, com cerca de 671 mil habitantes e, a partir de 2014, se tornou a capital de sua Região Metropolitana, composta por 26 municípios.

Pra entender como tudo isso aconteceu, vamos contar essa história por partes. Preparado para embarcar nessa viagem no tempo?

Como tudo começou!

A história de Sorocaba tem início em 1654, quando o capitão Baltazar Fernandes mudou-se para a região com sua família e escravaria e fundou um povoado, ao qual deu o nome de Sorocaba, que na linguagem Tupi-Guarani significa “Terra Rasgada”.

Sorocaba, com o passar dos anos, devido a sua posição estratégica, tornou-se marco obrigatório para os Tropeiros, eixo econômico entre o Norte, o Nordeste e o Sul.

A cidade, que passou a receber um grande fluxo de tropeiros, ganhou uma Feira de Muares, na qual brasileiros de todos os Estados reuniam-se para comprar e vender animais.

Depois de muitos anos, novos ciclos de desenvolvimento marcaram a história de Sorocaba, começando em 1875, com a inauguração da Estrada de Ferro Sorocabana.

Foi pelos trilhos da velha Sorocabana que chegou o progresso e logo o pequeno vilarejo dobrou de tamanho, multiplicou sua população, passou de cidade para município e como um trem, seguiu um caminho que já estava traçado.

Além das ferrovias, indústrias têxteis de origem inglesa também se instalaram na cidade e tornaram-na conhecida como a Manchester Paulista.

Infelizmente, com o declínio da indústria têxtil fez com que a cidade buscasse novos caminhos e, a partir da década de 1970 diversificou o seu parque industrial.

Essa oportunidade abriu novos caminhos para o que Sorocaba é hoje, considerada um polo industria, com aproximadamente 2000 empresas, entre elas algumas principais do país.

Educação e desenvolvimento andam juntos!

Para atender a necessidade de mão de obra qualificada para trabalhar nas indústrias que chegavam a cidade e o crescimento da construção civil foi fundada, pelo Sr. Alexandre Beldi Netto, em 30 de setembro de 1976 a Facens.

A Facens foi idealizada dentro de uma nova concepção de ensino no Brasil, que visava um sistema integrado dos cursos de engenharia na sua formação geral e cultural, permitindo que o profissional pudesse contribuir, de forma significativa, com o ambiente que atua.

Atualmente, o Centro Universitário contribui com a formação não só de engenheiros, mas também de arquitetos, tenólogos, profissionais qualificados em inovação, tecnologia e, acima de tudo, cidadãos que contribuem ativamente para o desenvolvimento da comunidade de Sorocaba e região.

Acompanhando o avanço da tecnologia e as mudanças no setor industrial, em 2012 a cidade cria o Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS ), que tem como objetivo disseminar a cultura da inovação e empreendedorismo, baseado no desenvolvimento sustentável do Município de Sorocaba e região.

O Parque Tecnológico conta com o apoio do poder público, IES (Instituições de Ensino Superior) e do setor empresarial/industrial, proporcionando espaço e oportunidades para que ideias se tornem realidade.

Para criar melhorias na qualidade de vida da população, as instalações do Parque contam com uma área de 1,8 milhões de m2, estrategicamente organizada em espaços para criação de empresas inovadoras (incubadora), desenvolvimento de atividades de P,D&I (Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação), projetos com as instituições de ensino superior e área estratégica para futuros projetos.

A história contada através da Arquitetura

A história de Sorocaba também é contada pela Arquitetura espalhada pela cidade! Ela está presente em edifícios seculares, verdadeiras relíquias da arquitetura.

Alguns exemplos são o Mosteiro de São Bento, com suas paredes de taipa; a Igreja Catedral, a Casa da Marquesa de Santos (Museu Histórico Sorocabano), o Casarão de Brigadeiro Tobias, Estação Ferroviária, entre outros.

A equipe do Smart Mall Facens fez um especial para aniversário da Cidade, contando um pouco mais sobre cada ponto turístico e como a Arquitetura nos conta a história. Para ver a série, acesse o Instagram do Smart Mall: @smartmallfacens.

Município verde! <3

Sorocaba é a cidade com mais de 500 mil habitantes com melhor desempenho no Estado, obtendo o 7° lugar no Ranking Ambiental Paulista 2016 do Programa Município VerdeAzul, de acordo com a Prefeitura.

É o único município que permanece entre os primeiros 10 lugares desde 2010 e é considerada exemplo ambiental, conquistando mais uma vez o selo do programa. 

A cidade também possui um programa de proteção de curto, médio e longo prazo para preservar a mata ciliar. Além disso, a coleta seletiva também passou a ser realidade em 2007, somando bons resultados somados ao apoio da prefeitura, diversas cooperativas e ONGs.

As ciclovias também são uma realidade e a cidade. Segundo dados da Urbes, Sorocaba conta com 127km de ciclovias que cortam a cidade de Leste a Oeste e de Norte a Sul.

Ainda segundo dados da Urbes, a cidade também possui 70 paraciclos (estacionamentos de bicicletas), sendo um deles no Terminal Santo Antonio (com capacidade para 60 bicicletas). São equipamentos projetados para locais estratégicos para facilitar a integração entre as ciclovias e os demais sistemas de transporte.

Um futuro promissor!

Sorocaba é uma cidade em constante desenvolvimento e segue as mais novas tendências em gestão de tecnologia, inovação e meio ambiente, baseados nos consertos de cidades inteligentes e é o principal polo gerador de postos de trabalho da região metropolitana.

Toda essa evolução acontece porque à população sorocabana com seu jeito determinado, trabalhador e receptivo de ser está sempre em busca do melhor.

E é com esse espírito que a FACENS contribuí para, não só formar profissionais de qualidade, mas cidadãos que pensam na sociedade como um todo, transformando assim a cidade e o mundo em um lugar melhor para se viver.

Parabéns Sorocaba!

Para ouvir o nosso Podcast especial em Comemoração aos 366 anos de Sorocaba, clique aqui.

Inscrever-se
Notificar de
0/100
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Todos os comentários
Expediente

Jornalista responsável:
Elis Marina de Amaral Gurgel Nunes (MTB 0094600/SP)

0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x