Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Você sabe o que é a Agenda 2030?

Em setembro de 2015, durante a Cúpula de Desenvolvimento Sustentável, um acordo foi firmado entre muitos países para que o planeta pudesse se desenvolver de maneira sustentável.

Este acordo é conhecido como o Agenda 2030 e se consiste em, basicamente, 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS, e 169 metas, para erradicar a pobreza e promover vida digna para todos, dentro dos limites do planeta.

A ONU reconhe que a erradicação da pobreza em todas as suas formas e dimensões, incluindo a pobreza extrema, é o maior desafio global e um requisito indispensável para o desenvolvimento sustentável.

O acordo foi assinado por 193 países, entre eles o Brasil. Assumindo esse compromisso, os países se comprometem a tomar medidas ousadas e transformadoras, que unam empresas, governos e a sociedade como um todo para atingir o mesmo objetivo.

Se as metas estabelecidas forem concretizadas até 2030, seremos a primeira geração a erradicar a pobreza extrema, a promover a prosperidade e o bem-estar para a população e iremos poupar as gerações futuras dos piores efeitos adversos das mudanças climáticas

Você pode conferir o documento, na íntegra, clicando aqui.

Desde 2019, a Facens comemora a data de oficialização da Agenda, com atividades de conscientização para a comunidade, premiação para os professores que implementarem os objetivos em suas aulas e colaboradores que contribuem com a causa, e também como uma forma de celebrar todas atividades que o Campus realiza para contribuir com os cumprimento dos 17 objetivos.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

O ano de 2015 é marcado pelo fim dos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODM), que ocorreram entre 2000 e 2015, trazendo importantes avanços para humanidade.

Os ODM contribuíram entre outras conquistas, para a diminuição da pobreza extrema em mais de 50% em apenas 15%.

Dessa forma, não podíamos parar no meio do caminho. Assim, para sustentar e ambicionar novos desafios, em 25 de setembro de 2015, a Agenda 2030 reuniu os Objetivos Globais que guiarão os Estados na transição para o desenvolvimento sustentável que deverá ocorrer entre 2015 e 2030.

Assim, as Nações Unidas definiram os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) como parte de uma nova agenda de desenvolvimento sustentável.

Eles já estão sendo colocados em prática desde que surgiram, seguindo os passos das ODMs, não deixando ninguém para trás!

Conheça os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável:

A ONU Brasil disponibiliza uma cartilha com as dúvidas mais frequentes sobre os ODSs e você pode conferir clicando aqui.

Inscrever-se
Notificar de
0/100
guest
3 Comentários
Anterior
Próximo Mais Votado
Inline Feedbacks
Todos os comentários
Reinaldo medes junior
Reinaldo medes junior
3 anos atrás

A agenda 21 é um grupo de paises que formataram um plano para eliminar a pobresa atraves de redução induzida da população .um plano killer de eliminação através de guerra localizada , vacina contamiinada e por força de lei .sendo que de outro modo seria impossivel ou através de uma escravidão branca.

trackback
3 anos atrás

[…] O espaço é um laboratório vivo, que visa a solução de problemas reais, baseados nos conceitos de Cidades Humanas, Inteligentes e Sustentáveis, suportado pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável determinados na Agenda 2030. […]

Expediente

Jornalista responsável:
Elis Marina de Amaral Gurgel Nunes (MTB 0094600/SP)

3
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x