Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Agora o ano começou mesmo: Boletim Internacional do DRI!

Por DRI Facens

Dizem que o ano só começa depois do Carnaval. Seria esse o primeiro boletim internacional de 2024? 🤷🏽‍♀️

Brincadeiras à parte, continue lendo para saber o que aconteceu no mundo neste mês!

Grammy com polêmica

Há uns meses, divulgamos por aqui a lista dos indicados à maior premiação da música, o Grammy Awards. Contrariando as expectativas, o álbum “SOS”, da cantora Sza não venceu a categoria de Álbum do Ano, já que perdeu para o álbum “Midnights”, da Taylor Swift.

O cantor Jay Z, marido da cantora Beyoncé, não leva desaforo para a casa e decidiu hablar. No palco, ao lado da filha, ele criticou o fato da sua esposa nunca ter vencido como melhor álbum.

Por falar em Beyoncé…

Com o lançamento do seu novo single Texas Hold ’Em, em 11 de fevereiro, Beyoncé se tornou a primeira mulher negra a liderar as paradas do country da Billboard nos EUA, em um gênero musical geralmente associado a homens brancos.

Você pode conferir esse hit aqui:

Novidades graças às impressoras 3D

Como uma alternativa para substituir os testes de cosméticos em animais, a tecnologia chamada human-on-a-chip ou body-on-a-chip (BoC) permite que impressoras 3D criem pele, fígado e intestinos artificiais. A técnica, desenvolvida em uma empresa alemã, vem ganhando espaço no Brasil.

Outra novidade é no mundo dos esportes. A empresa de materiais esportivos Wilson anunciou um novo modelo de bola de basquete impressa em 3D, a ““Airless Gen1”. Além de atender à todas as especificações de peso e tamanho, a bola não precisa ser inflada e não fica deformada com o passar dos anos, como as tradicionais.

Janeiro foi o mês mais quente

O ano começou com um recorde alarmante: janeiro foi oficialmente o mais quente já registrado, marcando o oitavo mês consecutivo de temperaturas altas para esta época do ano. As coisas estão ficando cada vez mais sérias e a gente já fez um alerta por aqui. Estaria a natureza em burnout?

Chip cerebral

A empresa Neuralink, do bilionário Elon Musk, implantou em janeiro um chip em um cérebro humano. O objetivo é que o chip capte ondas neurais e permita que o usuário controle dispositivos, como computadores e celulares, apenas com o poder da mente.

Neste mês, de acordo com um comunicado emitido por Musk, o primeiro ser humano a receber um chip já consegue mover um mouse usando apenas os pensamentos.

Novo recorde: russo passa quase 2 anos e meio no espaço

Oleg Kononenko, cosmonauta* russo, se tornou o ser humano a passar mais tempo no espaço. Até o momento, somando o período de todas as missões espaciais já realizadas por ele, totalizam-se quase 900 dias no espaço. A previsão é que até ano que vem ele atinja a marca de 1.100 dias fora da Terra.

Oleg Kononenko

Gennady Padalka, antigo detentor do título, passou 878 dias, 11 horas, 29 minutos e 48 segundos no espaço entre os anos de 1998 e 2015.

Após longos períodos no espaço, os humanos podem apresentar perda de massa muscular e óssea, diminuição da visão dado o achatamento das costas dos globos oculares, além de aumento na estatura e alterações no sistema circulatório.

*Cosmonauta é uma adaptação da palavra russa para astronauta.

Brasil fora dos Jogos de Paris de 2024

Mesmo com Endrick, craque do Palmeiras, a seleção brasileira sub-23 não participará dos Jogos Olímpicos de Paris deste ano, após perder para a Argentina. É a primeira vez desde 2004, nos Jogos de Atenas, que o futebol masculino não disputará medalhas.

O jeito será torcer ainda mais para as nossas meninas, que garantiram vaga já no ano passado e jogam em Paris.

O hexa do futebol veio aí, mas no de areia ⛱

No dia 25, domingo, após a vitória por 6 a 4 sobre a Itália, a seleção brasileira masculina de futebol de areia conseguiu o hexa campeonato. O Brasil é de longe o país com mais conquistas na Copa do Mundo desta modalidade. Não estamos ruins não!

Crédito: Getty Images

DRI | Confira o que rolou em fevereiro

Tivemos um mês de muita internacionalização na Facens. Perdeu alguma coisa? Se atualize aqui.

– Abertura dos editais

A temporada de 2024 dos programas de estudo no exterior está oficialmente aberta. Não perca tempo e confira os editais e os destinos disponíveis por curso aqui

– Conexão Ásia

No último dia do UP Facens, por intermédio do DRI, a Japan Foundation, parceiro da Facens, realizou uma verdadeira Conexão Ásia, com perguntas sobre cultura japonesa, exposição de mangá, sorteio de livros e até um show de taiko.

– Alunos Facens aprovados no programa Aerospace Engineering

Os alunos Bruno Machado de Araujo (Análise e Desenvolvimento de Sistemas), Isabelle Munhoz Scarso (Engenharia da Computação), e William Mariano do Nascimento (Análise e Desenvolvimento de Sistemas) foram aprovados no programa Aerospace Engineering e participam do programa junto com alunos da University of Illinois Urbana-Champaign/ EUA.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Todos os comentários
Expediente

Jornalista responsável:
Elis Marina de Amaral Gurgel Nunes (MTB 0094600/SP)

0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x