Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Natureza em burnout?

Por DRI Facens

O burnout (do inglês, “burn” queima e “out” exterior) é um distúrbio psíquico causado pela exaustão extrema, estresse e esgotamento físico. Em muitos casos, a principal causa é o trabalho em excesso.

Assim como acontece com indivíduos, a natureza parece que atingiu seu limite e está, literalmente, queimando. Os sintomas, que começaram leves, tornaram mais evidentes em janeiro de 2024.

Sintoma 1 | Vulcão entra em erupção na Islândia

Em dezembro de 2023, um vulcão na região sudeste da Islândia entrou em erupção nos arredores da capital Reykjavik e os residentes da cidade de Grindavik tiveram que ser retirados de suas casas devido às colunas de lavas que estavam sendo expelidas. No dia 14 de janeiro, o vulcão entrou em erupção novamente.

Sintoma 2 | Terremoto no Japão

Logo no primeiro dia do ano, um terremoto de magnitude de 7,6 atingiu o centro-norte do Japão e deixou cerca de 100 mortos. Cerca de 2.000 pessoas seguem isoladas por estradas destruídas.

Um alerta de tsunami foi divulgado, mas nada aconteceu. 

Sintoma 3 | Nevasca severa nos EUA

Uma frente fria brutal vinda do Ártico atingiu os Estados Unidos trazendo tempestade de neve, chuvas e ventos congelantes. Em algumas cidades, a temperatura chegou a -30°C e a sensação térmica bateu -50°C! Dá para acreditar nisso?

De acordo com a CBS News, cerca de 90 pessoas morreram por causas relacionadas ao clima. As mortes foram reportadas nos estados de Illinois, Pennsylvania, Mississippi, Washington, Kentucky, Wisconsin, New York, New Jersey e outros.

Sintoma 4 | Chuvas intensas no Brasil

Cidades dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Bahia foram afetadas pelas chuvas intensas no primeiro mês do ano.

Em Sorocaba, em apenas 72 horas, choveu o esperado para o mês todo, além de ter registrado o maior nível de alagamento desde 1981, de acordo com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE).

Tratamento

De acordo com especialistas, dado o diagnóstico do burnout, um dos tratamentos indicados é a mudanças nas condições de trabalho e, principalmente, mudanças nos hábitos e estilos de vida.

Para se ter onde viver (Planeta), quando vamos, de fato, mudar os nossos hábitos e preservar a natureza?

O que fazer?

Para se ter uma ideia do tamanho do impacto que causamos no Planeta com os nossos hábitos diários, recomendamos que faça o teste Ecological Footprint Calculator.

Se o seu resultado também te assustou, confira aqui algumas dicas que podem ajudar:

– Economize água;

– Descarte o lixo de maneira apropriada, fazendo separação dos orgânicos e recicláveis;

– Diminua o consumo de carne;

– Opte por produtos orgânicos;

– Opte por transporte público ou viagens compartilhadas;

– Troque as lâmpadas fluorescentes e halógenas da sua casa por LED;

– Evite usar descartáveis;

– Use menos plástico;

– Opte por eletrodomésticos com boa eficiência energética.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Todos os comentários
Expediente

Jornalista responsável:
Elis Marina de Amaral Gurgel Nunes (MTB 0094600/SP)

0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x