Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

O trote é proibido por lei e pode causar graves consequências

O semestre letivo finalmente começou, é hora de partir para o primeiro dia de aula, que para os calouros sempre traz grandes expectativas, principalmente pelo famoso trote.

Os trotes em faculdades são uma tradição muito antiga, mas que, infelizmente, persiste até hoje. Embora sejam vistos por alguns como uma forma de integração, os trotes podem trazer más consequências para os envolvidos.

É importante que todos compreendam as consequências negativas dos trotes e por que eles devem ser evitados.

Consequências psicológicas

Muitos trotes incluem atividades como beber grandes quantidades de álcool, realizar tarefas humilhantes ou realizar atos perigosos, o que pode levar a lesões físicas e emocionais para os calouros.

Com medo ou receio de não serem aceitos ou sofrerem consequências ao longo dos anos, alguns alunos se sentem intimidados ou humilhados e acabam por participar das atividades, o que pode afetar sua autoestima e bem-estar emocional a longo prazo.

Consequências legais graves

Além das consequências psicológicas, os trotes podem ter consequências perante a lei. Muitos trotes resultam em acidentes ou situações mais graves e os estudantes envolvidos podem enfrentar acusações criminais.

É importante lembrar que o trote é proibido por lei, desde 1999.

Lei nº 10.454, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1999: Dispõe sobre a proibição de trote que possa colocar em risco a saúde e a integridade física dos calouros das escolas superiores. 

Outras formas de integração

As instituições de ensino realizam grandes campanhas afim de conscientizar calouros e veteranos sobre os perigos dos trotes, além de adaptar os eventos de recepção de calouros promovendo atividades de integração dentro da própria instituição.

Por muitos anos, a Facens promoveu a Semana dos Calouros, onde os veteranos lideravam atividades de integração para os calouros. Em 2023, a Semena dos Calouros se transformou no “Up Facens!”, dois dias intensivos para os novos alunos conhecerem o Campus e os novos colegas.

É importante que as instituições de ensino superior e sociedade trabalhem juntos para que o trote deixe de ser uma prática realizada e possam promover a cultura do respeito e inclusão entre os estudantes.

Ei, calouro! Se você observar alguma movimentação que possa parecer uma prática de trote ilegal, seja responsável e não participe! Se cuide e ótimo semestre! ???

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Todos os comentários
Expediente

Jornalista responsável:
Elis Marina de Amaral Gurgel Nunes (MTB 0094600/SP)

0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x