Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

G20 2024: construindo um mundo justo e um planeta sustentável

Por DRI Facens

Nos dias 21 e 22 de fevereiro, o Rio de Janeiro foi palco da primeira reunião do chamado G20. Entenda o que foi esse encontro, o que é o G20 e o papel do Brasil.

O que é o G20?

Criado em 1999, o G20, abreviação de “Grupo dos 20”, é um grupo formado por 19 países e 2 blocos econômicos que se define como principal articulador das principais questões econômicas mundiais, além de ser o fórum mais importante de cooperação internacional.

Atualmente, fazem parte do grupo África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia, Turquia, União Europeia e União Africana. Juntos, representam 85% do PIB global, mais de 75% do comércio mundial e quase dois terços de toda a população.

Trilhas 🚶🏻

A cada ano, um novo ciclo de reuniões se inicia. Cada ciclo é formado por duas trilhas: Trilha Sherpa e Trilha de Finanças.

A reunião que aconteceu em fevereiro faz parte da chamada Trilha Sherpa, cujo nome faz referência a uma etnia nepalesa que guia alpinistas ao cume do Monte Everest. As reuniões desta trilha direcionam as discussões e acordos até o encontro mais importante do grupo: a cúpula dos chefes de Estado e de governo, marcada para novembro de 2024.

Já a trilha de Finanças, como o próprio nome já diz, trata de assuntos macroeconômicos e são comandados pelos ministros das Finanças e presidentes dos Bancos Centrais dos países-membros.

A primeira reunião desta trilha aconteceu nos dias 28 e 29 fevereiro, em São Paulo.

Por que no Brasil?

A resposta é simples: o Brasil é o presidente este ano, pela primeira vez!

O G20 tem presidência rotativa, ou seja, a cada ano, um país fica responsável por montar a agenda do grupo no período, além de servir como anfitrião das reuniões do ano.

No dia 01 de novembro de 2023, a Índia passou a presidência ao Brasil. No final de 2024, será a vez da gente passar o bastão para nossos colegas sul africanos.

Treze cidades brasileiras receberão reuniões do grupo: Brasília (DF), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), Foz de Iguaçu (PR), Maceió (AL), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Salvador (BA), São Luís (MA) e Teresina (PI).

Abertura da Trilha Sherpa

Papel do BR

Sob o tema “Construindo um mundo justo e um planeta sustentável”, o Brasil define que os principais assuntos da sua presidência serão: combate à fome, pobreza e desigualdade, além das três dimensões do desenvolvimento sustentável (econômico, social e ambiental) e a reforma da governança global.

O Brasil, além do cargo que assume, apresenta um papel chave já que mantem um bom relacionamento com todos os outros países participantes, sendo uma oportunidade para avanços significativos em temas importantes e de interesse geral, como sustentabilidade, além de trazer esperança de uma cooperação internacional mais forte.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Todos os comentários
Expediente

Jornalista responsável:
Elis Marina de Amaral Gurgel Nunes (MTB 0094600/SP)

0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x