Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

O impacto da robótica educacional na aprendizagem do aluno

Uma metodologia que auxilia o aluno na compreensão do conteúdo curricular, a robótica educacional também é uma oportunidade de estimular aspectos diferenciados e trazer ganhos para os processos de aprendizagem.

A tecnologia vem ganhando espaço dentro da sala de aula. O “ensino 4.0” vem se fazendo cada vez mais essencial para uma aprendizagem mais completa de uma criança que se desenvolve intelectualmente em meio a tanta inovação.

A robótica educacional é uma metodologia que compõem esse novo currículo oferecido pelas escolas, desde o ensino infantil ao médio, e tem como objetivo estimular o espírito investigativo.

Uma atividade que vai além de programar, também faz com que o aluno encontre desafios e proponha soluções para ele, desenvolvendo trabalho em equipe, pensamento estratégico, protagonismo, diálogo, tomada de decisões, criatividade e muitas outras habilidades técnicas e comportamentais.

Atividades como a robótica estão diretamente ligadas a aprendizagem multidisciplinar do aluno, preparando profissionais que possam atuar na área do STEAM – Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática – uma metodologia integrada em projetos e pautada em formar cidadãos com diversos conhecimentos.

Pensando nessa possibilidade e na contribuição com o futuro dos alunos de ensino fundamental e médio, a Facens começou o trabalho de robótica educacional em escolas da região.

A equipe desse projeto, formada por alunos da Facens, leva a robótica para a sala de aula com o olhar de quem não saiu dali a tanto tempo, e acabam sendo inspirações para muitos jovens.

Samuel de Oliveira, engenheiro mecatrônico formado pela Facens e que faz parte do projeto, conta que a experiência faz com que o aluno se sinta capaz de realizar grandes mudanças.

“Nós não ensinamos apenas conceitos como os da matemática ou física, mas sim que eles podem desenvolver grandes coisas quando unimos criatividade e toda a nossa bagagem técnica. ”

Samuel Oliveira, Facens

Diversas metodologias, assim como a robótica, podem ser incluídas no dia a dia dos alunos e incorporadas da melhor forma para que possam fazer a diferença na vida de futuros profissionais, que com certeza, serão cada vez mais competentes em suas profissões graças ao estimulo que receberam ainda na escola.

Inscrever-se
Notificar de
0/100
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Todos os comentários
Expediente

Jornalista responsável:
Elis Marina de Amaral Gurgel Nunes (MTB 0094600/SP)

0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x