Skip to content Skip to sidebar Skip to footer
Troféu LINCE Facens

Conheça as conquistas do LINCE em 2022

Os campeões voltaram!
Depois de quase dois anos longe das competições presenciais, as equipes de competição da Facens voltaram para as pistas e arenas!
Veja agora as principais conquistas das equipes do LINCE, Laboratório de Inovação em Competições Estudantis Facens.

FORMULA A COMBUSTÃO – V8 RACING FACENS
A equipe V8 Racing Facens surgiu em 2004 com 3 alunos de Engenharia Mecânica que desejavam aprofundar o conhecimento sobre automóveis. Os mesmos descobriram a competição Fórmula SAE, que iniciava suas atividades no Brasil. Em 2005, a V8 teve sua 1ª participação na competição atingindo 2° lugar.

Hoje, a equipe é a mais bem colocada no ranking mundial, somando 9 competições internacionais e 17 nacionais.

Os carros são 100% projetados, montados e testados pelos alunos da equipe, que utilizam toda a infraestrutura disponível no Campus, proporcionando o desenvolvimento de diversas habilidades dos alunos, que se destacam no mercado de trabalho por já vivenciarem um ambiente profissional desde o início de seus estudos.

Em agosto de 2022, a equipe V8 Racing Facens, participou da 18ª Competição Fórmula SAE BRASIL, em Piracicaba, São Paulo. Mais uma vez, a equipe se destacou com o seu projeto do fórmula a combustão, resultado de toda a garra e dedicação dos alunos da equipe, alcançando o 19° lugar geral.

Clique aqui e veja como foi a competição.
Acompanhe a V8 Racing Facens nas redes sociais para saber das novidades.


FORMULA ELÉTRICO – B’ENERGY RACING FACENS
Em agosto, a equipe B’Energy Facens competiu na 18ª Competição Fórmula SAE BRASIL -Total Energies, na modalidade de carros elétricos e Fórmula FCEV (Fuel Cell Electric Vehicle), que aconteceu em Piracicaba (SP) e foi grande destaque na competição.

Na categoria à Hidrogênio, que começou em 2021 de forma on-line, a equipe alcançou o 4º lugar geral dentre 8 equipes participantes, realizando um desenvolvimento com ênfase na segurança do piloto. Na categoria Elétrico, a equipe conquistou o 2º lugar geral na classificação e na categoria eficiência, e o 1º lugar nas categorias Custos, Projeto e Enduro.

A B’Energy Facens competiu com o novo protótipo elétrico, “B20”, que contou com a colaboração de 38 alunos de diferentes cursos do Centro Universitário Facens no projeto.

Além do novo e vencedor design, o carro teve modificações no Powertrain, com a redução de massa no chassi, transmissão e carenagens, novo sistema de eletrônica, que contou com padrão de comunicação automotivo CAN, microcontrolador da Arm® Cortex®-M e novo container de bateria, focado no melhor serviceability.

Clique aqui e veja como foi a competição.
Acompanhe a B’Energy Racing Facens nas redes sociais para saber das novidades.


OFF-ROAD – BAJA MUD RACING FACENS
Em abril de 2022, a equipe do Baja Mud Racing participou da 27ª Competição Baja SAE Brasil – etapa Nacional, realizada em São José dos Campos. Mais uma vez, a equipe se destacou em diversas categorias, resultado de toda a garra e dedicação dos alunos da equipe. Agora a próxima etapa é a Competição Regional!

Desde a última competição, o Baja subiu 12 colocações e, entre 69 equipes, ficou:  19° lugar – Aceleração, 15° lugar – Velocidade final, 20° lugar – Frenagem, 9° lugar – Tração, 28º lugar – Enduro e 34º lugar – Classificação Geral.

Para a etapa nacional, que acontece em novembro, a equipe Baja Mud Racing da Facens está com o time ainda mais unido e focado nos ajustes necessários do protótipo 2022 para seguir na competição.

 “Estamos confiantes que isso trará melhores resultados na competição, além de mais experiência aos integrantes.” – conta Matheus Marcolino, capitão da equipe.

A competição “Baja SAE Brasil” consiste na projeção, construção, testes e validação de veículos off-road, onde suas principais características são a robustez, segurança e agilidade em pistas irregulares e com diversos obstáculos.

Clique aqui e veja como foi a competição.
Acompanhe a Baja Mud Racing Facens nas redes sociais para saber das novidades.


ROBÓTICA – ÔMEGABOTZ FACENS
Logo na retomada das competições presenciais de robótica, a Omegabotz, foi destaque no 1° Campeonato Internacional de Robótica, em Mogi das Cruzes-SP, que aconteceu de forma presencial entre os dias 21, 22 e 23 de abril.

A equipe não conquistava classificações tão significativas nos combates desde 2005. Na categoria LEGO, por exemplo, a Ômega segue invicta no 1° lugar desde a Winter Challenge de 2019, sendo representados pelos integrantes júnior.
Confira todas as colocações da equipe nessa competição.

Em junho, a equipe participou do 10º Desafio AGVS, que aconteceu em Araucária–PR, com duração de 2 dias. Em uma conquista inédita, a equipe ficou em 3° lugar em sua primeira participação na competição.
Clique aqui e veja como foi a competição.

No mês seguinte, a Omegabotz esteve em São Caetano do Sul, no instituto Mauá de tecnologia, competindo na RoboChallange. E conquistou o 2° e 3° lugar na categoria Hockey Pro e Mini Hockey. Essa é a mesma categoria na qual a equipe foi pioneira nas competições virtuais que aconteceram durante a pandemia, o Mini Hockey Virtual.

Clique aqui e veja como foi a competição.
Acompanhe a Omegabotz Facens nas redes sociais para saber das novidades.


MATERIAIS E INFRAESTRUTURA – STRONGERTECH FACENS
A StrongerTech, equipe de competições em materiais e infraestrutura do LINCE, compete anualmente no Congresso Ibracon, um dos maiores congressos de materiais do Brasil, que será realizado em Brasília este ano. A equipe compete em cinco modalidades (APO, COCAR, CONCREBOL, QSFAV e Ousadia) e conta com membros das áreas de engenharia civil e arquitetura.

No final de 2021 a equipe passou por uma grande reestruturação e recebeu novos patrocinadores, como a CETEC Engenharia Estrutural e apoios como o da CCBEU, possibilitando uma maior capacitação dos integrantes. Com uma adesão de mercado de 80% dos membros, a equipe oferece cursos de idiomas, softwares e conteúdos específicos do mercado da construção para os alunos, com intuito de prepara-los o máximo possível para o mercado de trabalho.

Acompanhe a StrongerTech Facens nas redes sociais para saber das novidades.


AERODESIGN – FALCONS FACENS
Após dois anos apenas com Competições de Projeto, a equipe Falcons Aerodesign volta aos ares para a XXIV SAE Brasil Aerodesign! A competição acontece em novembro, no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, e a Falcons está preparada para conquistar o pódio.

Juntamente com o primeiro biplano construído na história da equipe, diversas outras inovações foram incorporadas para a competição de 2022. Elas vão desde o sistema de aquisição de dados — responsável por, ao longo da campanha de ensaios, retroalimentar o sistema de otimização multidisciplinar (também desenvolvido pela própria equipe) —, até o projeto de hélice — projeto de alta complexidade e que pouquíssimos times possuem a expertise necessária para seu desenvolvimento.

Clique aqui e saiba mais.
Acompanhe a Falcons Aerodesign Facens nas redes sociais para saber das novidades.


A agenda de competições continua para todas as equipes, e toda a Facens vibra a cada conquista que chega!

Siga o LINCE Facens e fique por dentro de todas as novidades!

Parabéns por toda garra e dedicação de sempre, pessoal! #TimeFacens

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Todos os comentários
Expediente

Jornalista responsável:
Elis Marina de Amaral Gurgel Nunes (MTB 0094600/SP)

0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x