Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Você sabe qual a importância da conservação do solo?

Na agricultura e na pecuária, a conservação do solo se baseia no conjunto de práticas aplicadas para promover o uso sustentável do solo para o plantio.

Parece uma premissa básica para quem executa as atividades no campo, porém, ela vai muito além e pessoas de todo o mundo se dedicam a esse tema.

Em 2020, a ONU, (Organização das Nações Unidas), alertou que a degradação dos solos afeta 3,2 bilhões de pessoas. O alerta veio do secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres.

Ainda segundo a organização, 70% dos solos foram transformados pela atividade humana. “Podemos reverter esta tendência e trazer soluções para uma ampla gama de desafios, desde a migração forçada e a fome, até as mudanças climáticas”, disse o secretário-geral.

Com a recuperação de 100 milhões de hectares de solos degradados, seria possível manter a segurança alimentar, a subsistência das famílias e a criação de empregos.

Tais esforços também trazem de volta a biodiversidade, reduzem os efeitos da mudança climática e tornam as comunidades mais resilientes.

“Através da ação e da solidariedade internacionais, podemos aumentar a recuperação dos solos e as soluções baseadas na natureza para a ação climática e o benefício das gerações futuras. Ao fazer isso, podemos atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e não deixar ninguém para trás”

concluiu Guterres.

Como pudemos ver, o debate sobre a conservação do solo se faz muito atual e necessária para manter a sobrevivência de milhões de pessoas e ecossistemas. Não é atoa que também existe uma data no calendário brasileiro apenas para reforçar o tema.

Pensando em como a engenharia pode contribuir para esta causa, o curso de Engenharia Agronômica da Facens realizou um webinar com o tema “A importância da conservação do solo como um aspecto de desenvolvimento: como a mecanização pode nos ajudar?”

O evento contou com a presença de Prof. Dr. Admilson Irio Ribeiro, do Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba, que debateu o tema com os alunos do Centro Universitário.

Se você se interessa pelo tema e gostaria de saber mais, o conteúdo está disponível na íntegra! Clique aqui e assista agora.

Inscrever-se
Notificar de
0/100
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Todos os comentários
Expediente

Jornalista responsável:
Elis Marina de Amaral Gurgel Nunes (MTB 0094600/SP)

0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x