Skip to content Skip to sidebar Skip to footer
Profa. Dra. Ana Paula Corrêa Vitorino, Cientista Social e coordenadora do CAS Centro de Atendimento Social da Facens

Preparando-se para a faculdade através de bolsas, financiamentos e ENEM 

Ingressar na faculdade é o sonho de muitos jovens talentosos e existe um mundo de oportunidades através de bolsas, financiamentos e programas de apoio, que podem abrir portas e viabilizar a jornada acadêmica dos estudantes.

Para desvendar esse universo da faculdade e entender como os jovens podem se preparar e ter acesso a essas oportunidades, tivemos o privilégio de conversar com a Profa. Dra. Ana Paula Corrêa Vitorino, Cientista Social e coordenadora do CAS Centro de Atendimento Social da Facens.

Ao longo desta entrevista, Ana Paula compartilha sua vasta experiência no auxílio a estudantes e apresenta os tipos de bolsas e financiamentos disponíveis na Facens, além de fornecer valiosas dicas para os jovens se prepararem para o ENEM e conquistarem essas oportunidades. Se você tem o sonho de ingressar na faculdade e busca alternativas para torná-lo realidade, continue lendo e descubra os caminhos para construir um futuro acadêmico brilhante. Vamos lá!

Facens: Olá, Ana Paula! Muito obrigado por aceitar participar desta entrevista. Vamos falar sobre como os jovens podem se preparar para entrar em uma faculdade por meio de bolsas, financiamentos e o ENEM. Primeiramente, poderia nos contar um pouco sobre você e seu papel como profissional do CAS – Centro de atendimento Social da Facens?

Profa. Dra. Ana Paula Vitorino: Olá, muito obrigada pelo convite! É sempre um prazer conversar com vocês e poder contribuir com essas informações. Bom, para iniciarmos é importante enfatizar que a Facens é uma entidade de Utilidade Pública Federal sem fins lucrativos, certificada como filantrópica pelo Ministério da Educação e, possui, dentre todos os seus atrativos educacionais um trabalho excepcional de responsabilidade social e filantropia. Nós possuímos dentro do nosso campus um centro exclusivo de atendimento social, oportunizando, por meio de programas sociais destinados às famílias de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade social a realização do sonho de jovens e adultos de conquistar um diploma de ensino superior da Facens.  

Facens: Ótimo! Vamos direto ao assunto. Muitos jovens têm o sonho de ingressar em uma faculdade, mas muitas vezes enfrentam dificuldades financeiras. Quais são as opções de bolsas e financiamentos disponíveis para esses estudantes no Centro Universitário Facens? 

Profa. Dra. Ana Paula Vitorino: Excelente pergunta. Cursar o ensino superior em uma instituição de qualidade como a Facens, é um sonho possível de realizar mesmo em situações de dificuldades financeiras ou de vulnerabilidade social. Para isso, nós temos uma equipe treinada para analisar cada situação socioeconômica e apresentar a melhor opção de viabilidade. Atualmente, trabalhamos com programas de bolsas de forma integral, como é o caso do Prouni e Filantropia, além dos financiamentos estudantis como o Fies e Fundacred. Temos também, o concurso de bolsa mérito onde existe a possibilidade de obter descontos que podem chegar a 100% de gratuidade.  

Preparando-se para a universidade através de bolsas, financiamentos e ENEM

Facens: Entendi. E o ENEM, como ele se relaciona com a obtenção de bolsas e financiamentos? 

Profa. Dra. Ana Paula Vitorino: Ah, o Enem! Se eu puder deixar um conselho para os jovens de hoje é exatamente esse: Façam o Enem – O Enem é um dos principais meios de ingressar no ensino superior. Quando ele foi criado lá na década de 90 o objetivo do Exame Nacional do Ensino Médio era de avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica. Com o passar dos anos a avaliação passou por muitas mudanças e se tornou o passaporte para o ensino superior. Desde 2009, as notas obtidas pelo Enem podem ser usadas em programas de acesso ao ensino superior promovidos pelo governo federal por meio do Ministério da Educação.  

São eles: SISU (Sistema de Seleção Unificada) que possibilita que os estudantes concorram a vagas em instituições públicas de ensino superior, já o Prouni (Programa Universidade para Todos) e o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) visam facilitar o ingresso em instituições particulares. 

Facens: Quais dicas você poderia dar aos jovens que desejam se preparar para o ENEM e aumentar suas chances de obter bolsas e financiamentos? 

Profa. Dra. Ana Paula Vitorino: O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma grande oportunidade de ingressar em renomadas instituições públicas e privadas por meio de bolsas e financiamentos estudantis. E, para isso, foco e disciplina são elementos essenciais para o bom desempenho. É muito importante também, que o aluno conheça o edital, ele é o documento onde estão descritas “as regras do jogo” a gente sabe que é chato ficar lendo edital, são muitas páginas e muitas vezes deixamos de lado e só lemos o início. No entanto, tudo o que você precisa saber sobre a prova está lá, principalmente, o que você realmente precisa estudar. Conheça o edital, elabore um cronograma de estudos. Porém, sem exageros. Tenha uma rotina saudável com familiares e amigos. Não esqueça, o descanso também faz parte da preparação. 

Facens: Excelentes dicas! Por fim, como os interessados podem obter mais informações sobre as bolsas, financiamentos e programas disponíveis no Centro Universitário Facens? 

Profa. Dra. Ana Paula Vitorino: Todos os programas de bolsas e financiamentos são realizados por meio de editais previamente divulgados em nosso site. Para conhecer essas e outras possibilidades disponíveis, basta acessar: https://facens.br/formas-de-entrada/bolsas-e-financiamento. Qualquer dúvida, pode enviar um e-mail para servicosocial@facens.br ou ligar no número (15) 3238-1188. Inclusive, se precisar, podemos agendar um horário com as nossas assistentes sociais. Será um prazer atendê-los e não deixe de seguir as redes sociais da Facens.  

Facens: Muito obrigado, Ana Paula! Suas informações foram muito esclarecedoras e certamente ajudarão muitos jovens que desejam ingressar na faculdade. Agradecemos por compartilhar seu conhecimento conosco! 

Profa. Dra. Ana Paula Vitorino: Eu que agradeço a oportunidade, nós trabalhamos diuturnamente para operacionalizar as políticas públicas de acesso ao ensino superior por meio de programas governamentais e filantropia, com propósito e consciência de que é preciso valorizar de fato os indivíduos, assegurar-lhes direitos, inseri-los em uma sociedade mais justa e com oportunidades iguais.  Acredito que a distância que existe na nossa sociedade só pode ser vencida e reduzida num trabalho conjunto. É isso que nos une.  

Saiba mais sobre Bolsas e Financiamentos clicando aqui!

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Todos os comentários
Expediente

Jornalista responsável:
Elis Marina de Amaral Gurgel Nunes (MTB 0094600/SP)

0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x