Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Monteiro Lobato: conheça o modelo de Cidade Inteligente

Para aqueles que não estão familiarizados com o conceito de Cidades Inteligentes, ele é muito simples: as Smart Cities são aquelas que conseguem aplicar, da forma mais eficaz, os seus recursos e sempre colocam o cidadão no centro.

Com crescimento acelerado das cidades, é muito importante que elas se tornem inteligentes, para que proporcionem um maior bem estar para quem convive ali.

Mas, para que uma cidade possa ser considerada “Inteligente”, ela deve desenvolver algumas características: ser inclusiva, sustentável, eficaz, tecnológico e ter um planejamento eficaz.

Lendo assim, parece ser simples, mas este é um processo que demanda muito estudo e preparo por parte das gestões das cidades e de todos que atuam para que elas se tornem cada vez mais inteligentes, afinal, este é o futuro da urbanização.

Seja por meio de tecnologias avançadas, parcerias com instituições de ensino ou empresas. O objetivo é unir forças para que soluções sejam aplicadas e sirvam os cidadãos de forma cada vez mais eficaz.

Muito interessante, não é? No interior de São Paulo, a cidade de Monteiro Lobato é um case de sucesso quando falamos de Cidade Inteligente!

Você pode conhecer mais sobre a cidade de Monteiro Lobato e seus projetos no site oficial da cidade, clicando aqui.

Não é pra menos! A ex-prefeita da cidade, Daniela de Cássia, foi aluna do curso de pós-graduação da Facens em Gestão e Inovação em Cidades Inteligentes, e ela conta pra nós sobre como essa formação fez a diferença no seu mandato e também na sua jornada profissional.

Na Facens, o aluno de graduação e também de pós-graduação tem a oportunidade de desenvolver e acompanhar a implementação de projetos para a melhoria continua de um complexo inteligente.

O Campus da Facens, por exemplo, é considerado um campus inteligente, pois aplica os conceitos de Cidades Inteligentes em seus projetos, colocando o cidadão no centro e utilizando todos os recursos para melhorar a qualidade de vida.

Além da aplicação dos conceitos de cidades inteligentes, a Facens também pauta suas atividades nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Smart Campus® é uma Marca Registrada Facens. Aqui, temos aplicações reais de conceitos e tecnologias com mais de 40 dispositivos IoT já integrados em DashBoard, disponível para análise no no Smart Lab Facens, o laboratório vivo de Cidades Humanas, Inteligentes e Sustentáveis (CHIS).

Gostou? Esta é uma experiência que só tem que faz Facens! Na graduação ou na pós, desenvolvemos cidadãos preparados para um futuro inteligente e inovador!

Conheça mais sobre os cursos de Graduação e Pós da Facens em facens.br

Inscrever-se
Notificar de
0/100
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Todos os comentários
Expediente

Jornalista responsável:
Elis Marina de Amaral Gurgel Nunes (MTB 0094600/SP)

0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x