Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Conheça 5 características de uma Cidade Inteligente

Elas podem se apresentar de diversas formas. Mas, uma coisa é certa para todos que estudam o tema: as cidades inteligentes são o futuro da realidade urbana.

Basicamente, as Cidades Inteligentes são aquelas que conseguem aplicar, da forma mais eficaz, os seus recursos e sempre colocam o cidadão no centro.

Veja o que a coordenadora do Curso de Pós-graduação em Cidades Inteligentes da Facens, Regiane Relva, tem a dizer:

Com crescimento acelerado das cidades, é muito importante que elas se tornem inteligentes, para que proporcionem um maior bem estar para quem convive ali.

Mas, para que uma cidade possa ser considerada “Inteligente”, ela deve desenvolver algumas características. Você já consegue adivinhar quais são?

1. Inclusão

Uma cidade inteligente é inclusiva. Ela torna possível a participação do cidadão em seus planejamentos, bem como em sua gestão.

Dessa forma, o cidadão exerce papel fundamental na contribuição de uma melhor qualidade de vida para todos que vivem ali, sentindo-se protagonista e parte da mudança.

Além disso, uma cidade inteligente é inclusiva quando possibilita que todos os cidadãos tenham acessibilidade, independente de suas condições físicas.

2. Sustentabilidade

Sustentável, em todos os sentidos! Uma cidade Inteligente se preocupa e cuida do meio ambiente, prioriza o consumo e produção de energias renováveis, é consciente em relação ao consumo e também descarte.

3. Eficácia

Uma Cidade Inteligente é eficaz. Ela gera riquezas, novas fontes de renda e oportunidades de empregos através da inovação, investindo sempre no empreendedorismo local.

4. Planejamento

Cidades Inteligentes contam com um planejamento muito bem feito e executado, tudo com um único objetivo: melhorar a qualidade de vida do cidadão.

E para que esse planejamento aconteça da melhor forma, a gestão de projetos vem como uma grande aliada.

Com ela, a sociedade é incluída no processo, colaborando com informações valiosas para o planejamento de melhorias continuas.

Sistema de mobilidade urbana sustentável, integrado e acessível, sistemas de segurança de qualidade, sistema de iluminação inteligente são alguns exemplos de projetos muito bem executados em cidades inteligentes.

5. Tecnológica

Smart Cities utilizam a tecnologia melhorar a vida das pessoas em setores como a educação, cultura, esportes, saúde e mobilidade, sempre prezando pela agilidade, inovação, acessibilidade e eficácia, sempre focado na qualidade de vida da população.

Existem muitos conceitos que podem explicar e caracterizar uma Cidade Inteligente, no entanto, o objetivo delas sempre é o mesmo: o bem estar comum.

Seja por meio de tecnologias avançadas, intermédio de projetos simples, parcerias com instituições de ensino ou empresas. O objetivo é unir forças para que soluções sejam aplicadas e sirvam os cidadãos de forma cada vez mais eficaz.

Muito interessante, não é? Se você quer saber mais, a Facens possui um curso de pós-graduação de Gestão e Inovação em Cidades Inteligentes.

No curso, você aprende tudo o que precisa sobre complexos inteligentes: como operá-los, administrá-los, contribuir para seu desenvolvimento, sempre buscando tornar espaços urbanos mais humanos, sustentáveis e inteligentes.

Quer saber mais? Clique aqui e acesse o nosso site!

Inscrever-se
Notificar de
0/100
guest
1 Comentário
Anterior
Próximo Mais Votado
Inline Feedbacks
Todos os comentários
trackback
2 anos atrás

[…] para que uma cidade possa ser considerada “Inteligente”, ela deve desenvolver algumas características: ser inclusiva, sustentável, eficaz, tecnológico e ter um planejamento […]

Expediente

Jornalista responsável:
Elis Marina de Amaral Gurgel Nunes (MTB 0094600/SP)

1
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x