Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Dia Mundial sem Carro: conheça alternativas para a mobilidade ativa

Por Eliane da Rocha

Nasce na França, em 1997, a ideia de deixar o carro em casa num dia específico. A ação influenciaria diretamente na quantidade de gases liberados na atmosfera e que impactam no clima. O dia escolhido foi 22 de setembro.

Além dos benefícios para o clima, tal ação impactou na infraestrutura local com construção de diversas ciclovias e, vale, lembrar que a França é o 2º país com mais linhas/paradas de metrô do mundo. 

No Brasil, a data chega a partir de 2001 e vem ganhando adeptos à medida que governos criam meios para que as pessoas possam criar o novo hábito, trocar o carro por outros meios de transporte.

Algumas dessas ações envolvem iniciativas públicas com foco no desenvolvimento de cidades inteligentes, e também iniciativas privadas, nas quais empresas desenvolvem novas tecnologias que sejam mais acessíveis.

São várias as iniciativas criadas no mundo todo para que as pessoas deixem seus carros em casa e usarem mais o sistema integrado de transportes públicos e meios alternativos ao carro, a chamada mobilidade ativa.

  • Ciclovias e ciclofaixas;
  • Vagões de metrô e trem com entrada de bicicletas,
  • Venda mais facilitada de bicicletas dobráveis, monociclos e patinetes elétricos,
  • Apps de aluguel de bicicletas e que se espalham nas grandes cidades,
  • Empresas que fornecem áreas para os funcionários se recomporem para iniciar os trabalhos,
  • Cupons de desconto,
  • Folga no trabalho.

Devemos entender que essa mudança de hábito não é só uma questão de escolha individual, ela é necessária e existem inúmeros meios e incentivos adequados para adotarmos e mudarmos algumas posturas. Aqui já lembramos que caminhar é o meio mais independente de todos! ????

Com o agravamento da crise climática, cada dia mais se faz necessário pensarmos em alternativas para todos os nossos hábitos.

Na Facens, alguns colaboradores e alunos utilizam a bicicleta, a magrela (como é chamada carinhosamente no Brasil), como seu meio de transporte, lazer e esporte.

Há também quem use patinete, patins como meios alternativos ao carro. Com isso, eles deixam de despejar na atmosfera: Gás Carbônico (CO2), Monóxido de Carbono (CO), Hidrocarbonetos (HC), Dióxido de enxofre (SO2), Aldeídos (CHO), Óxidos de nitrogênio (NOx) e Material particulado (MP).

Uma dessas pessoas é o Emerson, colaborador da Facens no setor de Tecnologia e Informática, que contribui para um ambiente mais limpo e ainda aproveita para ter um momento de atividade física para relaxar e se divertir!

Emerson, colaborador da Facens no setor de Tecnologia e Informática.

Sempre falo pro pessoal que pedalar não é fácil e que, o principal erro, é não se conhecer e querer medir suas conquistas baseadas nas experiências de outros. Tem de ir aos poucos, aprendendo e conquistando cada km a mais, cada subida, no seu ritmo. Assim, a atividade física se torna prazerosa. Cercar-se de pessoas que gostam da modalidade e que estejam mais preocupadas em se divertir do que competir.”

#FicaADica!

Quer conhecer mais sobre mobilidade urbana? Um site reuniu vários links de documentários sobre o tema e vale a pena conferir! Acesse aqui, Trinta documentários sobre mobilidade urbana.

Inscrever-se
Notificar de
0/100
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Todos os comentários
Expediente

Jornalista responsável:
Elis Marina de Amaral Gurgel Nunes (MTB 0094600/SP)

0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x