Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência: a inclusão no mercado de trabalho

Em 21 de setembro, celebra-se o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência no Brasil. Aqui no país, são mais de 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, segundo o IBGE e PNS (Pesquisa Nacional de Saúde), de 2019.

Nos últimos anos, muito se avançou em relação às políticas de inclusão e nas leis, que asseguram os direitos, a inclusão e o reconhecimento remunerado da mão de obra dessas pessoas.

  • Em 2009, o Decreto n. 6.949, Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência;
  • Em 2015, Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência);
  • A mais antiga, a Lei de Cotas, nº 8.213/1991 que garantem o cumprimento da reserva de vagas nas empresas.

Na Facens, trabalhamos os ODS da ONU (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e temos o ODS 10 que é o da Redução das Desigualdade.

Por entendermos a necessidade de inclusão de todos nos espaços e sempre oferecer uma boa estrutura a nossa comunidade, a Biblioteca Facens, por exemplo, disponibiliza vários equipamentos de acessibilidade: plataforma elevatória, teclado tátil, scanner de voz, impressora braile, leitor de tela, piso tátil e espaço de atendimento personalizado.

Fora o ambiente da Biblioteca, a Facens conta com uma estrutura inclusiva para alunos, colaboradores e comunidade, para que todos possam ter a experiência do Campus Inteligente.

Falando sobre o quadro de colaboradores da Facens, o Comitê de Sustentabilidade Facens ouviu alguns deles, que relatam um pouco sobre e como é trabalhar na Facens.

Carla Porto, auxiliar de biblioteca, conta que desde que chegou à Facens teve muito  apoio para a troca do seu andador, a entrada do ônibus que a deixa na porta da biblioteca, banheiro adaptado ao lado da biblioteca; na sua vida pessoal, percebe que ganhou mais autonomia, liberdade, confiança em si mesma. Faz lindos cachecóis e toucas nas nossas oficinas. “Muita gente mobilizada para melhorar nosso dia a dia”.

Luís Honório, desde 2017 na Facens, começou na Biblioteca e foi ampliando suas experiências em outros setores. Sempre presente nas atividades e ações culturais; escreve ótimos textos reflexivos e de exaltação à amizade. Fotógrafo de mão cheia! Luís é Estudante de Jogos Digitais na Facens.

Teco Barbero teve sua primeira oportunidade de trabalho na Facens. Para ele “trabalhar na Facens é uma oportunidade e um orgulho. Aprendi muito sobre convivência profissional, atividades de marketing, cultura e inclusão”.  Jornalista, fotógrafo profissional com baixa visão e palestrante.

Laura Santos, analista de recursos humanos da FACENS, fala sobre a importância do real acolhimento das empresas e da valorização destes profissionais no âmbito do trabalho. “Uma perspectiva além da teoria e aplicação na prática da inclusão e da igualdade.”, afirma.

Há o que celebrar, mas ainda muita reflexão e ação a serem feitas.

“Diversidade é convidar para a festa, Inclusão é chamar para dançar!”

Vern? Myers.

#FicaADica

O Escafandro e a Borboleta

O filme é baseado no livro autobiográfico do jornalista francês Jean-Dominique Bauby que, aos 43 anos, sofre um ataque cardíaco que o deixa paralisado, sem conseguir se expressar.

É com a única parte que se movimenta no seu corpo, seu olho esquerdo, que cria uma forma de se comunicar e, ao piscar esse olho, com a ajuda de uma das enfermeiras, forma palavras, frases, descreve seus sentimentos e, assim, escreve um livro de memórias. O filme é vencedor de diversos prêmios na área do cinema.

https://www.youtube.com/watch?v=N4yY1yedPEc

E, veja também, no Facens Play, um bate-papo no Plugin sobre Diversidade & Carreira: como ambientes organizacionais estão se moldando para a diversidade.

Inscrever-se
Notificar de
0/100
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Todos os comentários
Expediente

Jornalista responsável:
Elis Marina de Amaral Gurgel Nunes (MTB 0094600/SP)

0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x