Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Engenheiro químico tem papel fundamental no mundo pós-pandemia

Quando pensamos em como o mundo e nossa vida mudou desde o início da pandemia da covid-19, é impossível não pensarmos nos profissionais da linha de frente, principalmente, os da área saúde, como médicos, enfermeiros e fisioterapeutas.

Contudo, há outro profissional que merece destaque no combate ao vírus e que a maior parte da população nem imagina a proporção da sua participação – o engenheiro químico.

Segundo Sandra Villanueva, coordenadora de Engenharia Química da Facens, a presença dos engenheiros químicos, no combate à pandemia, está em diversos setores, como hospitalar, farmacológico e alimentício.

Como são profissionais que ficam nos bastidores, concentrados em pesquisas, poucos sabem da extensão do trabalho que eles realizaram, e ainda realizam, neste momento que vivemos. Mas, se hoje temos, por exemplo, álcool em gel com hidratantes e com prejuízo mínimo para a pele é por causa dos engenheiros químicos”

destaca Sandra.

Ainda de acordo com a coordenadora, os engenheiros químicos contribuem com novas alternativas de ventilação hospitalar, com o desenvolvimento de testes de covid-19, mapeamento de novas cepas, na descoberta de vacinas e medicamentos para tratamento de sequelas pós-covid.

Além disso, o desenvolvimento de novos polímeros, utilizado na fabricação de face shields, seringas e tubos de ensaio também contaram com o suporte de profissionais da engenharia química, assim como o desenvolvimento de tecidos tecnológicos para máscaras e a criação e aprimoramento de sanitizantes anticoronavírus.

Villanueva ressalta que a participação de engenheiros químicos em todo processo de mudança da sociedade desde o início da pandemia é enorme, assim como a de outros tantos profissionais de diferentes setores, que também foram primordiais neste momento. “Como engenheira química, torço para que a percepção da importância e da vastidão do mercado de trabalho possa encorajar os jovens a investir nesta carreira”, completa Sandra.

Inscrever-se
Notificar de
0/100
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Todos os comentários
Expediente

Jornalista responsável:
Elis Marina de Amaral Gurgel Nunes (MTB 0094600/SP)

0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x