Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Conheça 6 práticas de agricultura sustentável

A agricultura sustentável consiste um conjunto de práticas agrícolas que buscam manter a produção agrícola de forma ambientalmente equilibrada, socialmente justa e economicamente viável a longo prazo.

Conheça algumas das práticas agrícolas que contribuem para um sistema agrícola mais sustentável:

Rotação de culturas

A rotação de culturas é uma prática agrícola que envolve alternar diferentes tipos de plantas em uma mesma área ao longo do tempo. Isso ajuda a manter a saúde do solo, reduzir o risco de pragas e doenças, e aumentar a produtividade ao longo do tempo.

Técnicas de conservação de água e energia

Existem diversas técnicas de conservação de água e energia que podem ser utilizadas na agricultura sustentável, como o uso de irrigação por gotejamento, sistemas de captação de água da chuva, sistemas de energia solar e eólica, entre outros.

Uso de fertilizantes orgânicos

Os fertilizantes orgânicos são uma alternativa aos fertilizantes químicos sintéticos. Eles são produzidos a partir de resíduos vegetais e animais, como esterco, compostagem e restos de plantas. Além de serem mais sustentáveis, eles também podem melhorar a qualidade do solo e reduzir a erosão.

Controle biológico de pragas

O controle biológico de pragas é uma prática agrícola que envolve o uso de predadores naturais e outras técnicas para controlar pragas e doenças em plantações. Isso pode reduzir a necessidade de pesticidas químicos sintéticos, que são prejudiciais ao meio ambiente e à saúde humana.

Plantio direto

O plantio direto é uma técnica agrícola que envolve o plantio de sementes diretamente no solo, sem a necessidade de arar o solo antes. Isso pode ajudar a reduzir a erosão do solo, melhorar a qualidade do solo e economizar energia.

Agricultura de precisão

A agricultura de precisão é uma técnica que envolve o uso de tecnologias como sensores, GPS e drones para monitorar e gerenciar o cultivo das plantas. Isso pode ajudar a reduzir o uso de água e fertilizantes, melhorar a produtividade e reduzir o impacto ambiental.

Essas são apenas algumas das práticas agrícolas que contribuem para um sistema agrícola mais sustentável.

É importante lembrar que a agricultura sustentável é um processo contínuo e que a adoção dessas práticas deve ser adaptada às condições locais e às necessidades dos agricultores.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Todos os comentários
Expediente

Jornalista responsável:
Elis Marina de Amaral Gurgel Nunes (MTB 0094600/SP)

0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x