Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Tecnologia e inovação na Agricultura: o que está sendo usado no campo?

A agricultura é uma atividade fundamental para a economia de um país, e assim como as demais áreas econômicas, ela também passa por uma transformação digital.

A Engenharia Agronômica tem sido fundamental para a aplicação de novas tecnologias e inovações no campo e permitindo a eficiência na produção de alimentos e a redução dos impactos ambientais.

Aqui você conhece um pouco mais do que há de novo na agricultura, como a aplicação de drones, inteligência artificial, sensores e outras inovações que estão transformando o campo.

Drones

Os drones têm sido uma ferramenta cada vez mais utilizada na agricultura, principalmente para o monitoramento de lavouras e o controle de pragas.

Com o uso de câmeras e sensores e GPS, os drones são capazes de mapear as áreas cultivadas e identificar problemas como doenças e infestações, permitindo que os produtores ajam de forma mais rápida e eficiente.

Inteligência Artificial

A inteligência artificial (IA) tem sido uma ferramenta importante na agricultura, permitindo a análise de grandes volumes de dados e a tomada de decisões mais precisas e assertivas.

Com o uso de algoritmos e modelos de aprendizado de máquina, a IA pode prever o tempo ideal para o plantio, monitorar o desenvolvimento das plantas e identificar problemas como a falta de nutrientes ou a presença de doenças.

Sensores

Os sensores são dispositivos que permitem a coleta de informações sobre as condições ambientais, como a umidade do solo, a temperatura e a luminosidade.

Com o uso de sensores, os produtores podem monitorar as condições das plantas em tempo real e tomar decisões mais assertivas em relação ao manejo da terra, como a irrigação e a aplicação de nutrientes.

Agricultura de precisão

A agricultura de precisão é uma soma de todos os itens citados acima para otimizar o uso dos recursos agrícolas.

Com a agricultura de precisão, os produtores podem identificar as áreas mais produtivas da lavoura e direcionar os investimentos para elas, assim reduzindo os custos e aumentando a eficiência na produção.

Robótica

A robótica tem sido uma tecnologia cada vez mais utilizada na agricultura, principalmente para a colheita de frutas e verduras.

Com o uso de robôs, os produtores podem reduzir os custos com mão de obra e aumentar a eficiência na colheita, além de reduzir o desperdício de alimentos.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Todos os comentários
Expediente

Jornalista responsável:
Elis Marina de Amaral Gurgel Nunes (MTB 0094600/SP)

0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x