Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Conheça 5 áreas de atuação para o Engenheiro de Alimentos

O dia 16 de outubro é uma data muito importante para o universo da Engenharia de Alimentos. Mundialmente, celebramos Dia Mundial da Alimentação. No Brasil, o Dia do Engenheiro de Alimentos.

Essa data também corresponde a data de fundação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO). Desde sua primeira comemoração, o Dia Mundial da Alimentação aborda temas diferentes a cada ano.

Em 2020, o tema será “Cresça, alimente, sustente. Juntos”, onde lança um apelo à solidariedade global, dentro do cenário de pandemia de Covid-19.

Neste ano, a FAO quer alertar a sociedade para ajudar as pessoas mais vulneráveis a se recuperar e tornar os sistemas alimentares mais sustentáveis, fortes e resilientes. 

Dentro dessa proposta, a professora de Engenharia de Alimentos da Facens, Ana Laura Tibério, nos ajudou a elencar 5 áreas de atuação para os Engenheiros de Alimentos.

Em quais áreas esse profissional pode atuar? Como o Engenheiro de Alimentos pode contribuir com sistemas alimentares mais sustentáveis, fortes e resilientes?

Conheça um pouco mais sobre o universo do profissional de engenharia de alimentos e se apaixone por essa profissão!

1. Transformação de matérias-primas em alimentos e embalagens

O engenheiro de alimentos pode atuar no processo de transformação de matérias-primas em alimentos que chegam à mesa do consumidor.

Desde a recepção da matéria prima, passando por todo um processo de controle de qualidade, desenvolvimento de novos produtos e processos para a conservação dos alimentos.

Ou seja, aquele leite de caixinha que você encontra nas prateleiras dos supermercados e que possui um prazo de validade de 180 dias, provavelmente passou por um processo térmico pensado com a intenção de manter o produto estável e seguro para o consumo.

Até a própria embalagem do produto é desenvolvida por esse profissional da engenharia de alimentos.

2. Desenvolvimento de equipamentos para a indústria de alimentos

O profissional de engenharia de alimentos está capacitado para planejar, desenvolver e programar linhas automatizadas de produção e equipamentos.

Elas podem ir desde uma pequena extrusora de cereal matinal até um destilador de bebidas. Ele também esta apto a desenvolver e aprimorar processos de produção, fazendo a seleção de máquinas, equipamentos e supervisionando operações unitárias de processamento de alimentos dentro de uma indústria alimentícia.

3. Consultoria técnica e órgãos de fiscalização

Algumas indústrias ou empresas da área de alimentos apresentam alguns problemas técnicos que, às vezes, necessitam de um estudo detalhado para resolvê-los.

É ai que entra o engenheiro de alimentos, tendo a possibilidade de prestar consultoria e assessorando essas empresas.

Ele também pode estabelecer padrões de qualidade e identidade de alimentos em órgãos governamentais de fiscalização atuando com vistorias, perícias, emissões de laudos e parecer técnico.

Outra área de atuação é o planejamento de instalações de indústrias alimentícias através da avaliação da viabilidade dessas indústrias e das oportunidades do mercado.

4. Pesquisa, desenvolvimento e ensino

O engenheiro de alimentos pode atuar na área de pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, criando e aprimorando produtos de acordo com a necessidade do mercado, pesquisando matérias-primas e novas tecnologias de produção.

Também pode atuar no ensino e na pesquisa dentro de universidades públicas e particulares. Para tal atuação, é importante que o profissional se capacite em um curso de pós-graduação (especialização, mestrado ou doutorado) na sua área de interesse.

5. Tratamento de resíduos

Um ponto importante dentro de uma indústria de alimentos é o tratamento de resíduos. Para evitar danos ao meio ambiente e à saúde humana, os resíduos e efluentes gerados devem ser gerenciados da melhor forma possível.

Nessa etapa, o engenheiro de alimentos pode atuar através do conhecimento das leis ambientais, dos métodos de descarte, reciclagem e reaproveitamento de resíduos, buscando a sustentabilidade da indústria alimentícia.

Além do aspecto de obrigação legal, o correto tratamento de resíduos pode levar a melhoria da imagem da empresa, pois demonstra sua preocupação com o meio ambiente.

São inúmeras as possibilidades para o Engenheiro de Alimentos, não é mesmo? Que profissão incrível!

Inscrever-se
Notificar de
0/100
guest
2 Comentários
Anterior
Próximo Mais Votado
Inline Feedbacks
Todos os comentários
Brindesmil
2 anos atrás

Publicação esclarecedora, é possível entender todas as possibilidades que o profissional deste segmento pode atuar. Gostei principalmente da ideia de transformação de matéria prima e embalagens.

Expediente

Jornalista responsável:
Elis Marina de Amaral Gurgel Nunes (MTB 0094600/SP)

2
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x