Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Universitários criam vaquinha virtual para consertar poço e levar água potável a comunidade com 300 famílias em Votorantim

Alunos do 8º semestre do curso de Engenharia Civil da Facens, referência nacional em metodologias inovadoras de educação nas áreas de arquitetura, engenharia, saúde e tecnologia, estão arrecadando dinheiro para revitalizar um poço artesiano na comunidade Rosa Luxemburgo, em Votorantim, com o objetivo de levar água potável a 300 famílias que vivem em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O projeto, cujos custos ultrapassam R$ 6 mil, contempla a instalação de bomba, recalque e reservatório.

A iniciativa visa melhorar significativamente a qualidade de vida dos moradores da comunidade, que atualmente precisam transportar água com baldes e galões até suas casas, sobrevivendo com apenas cerca de três litros de água por dia, por pessoa. Segundo um levantamento feito pelos estudantes, a maior parte dessas pessoas não tem emprego formal e vive em casas improvisadas.

O projeto teve início em agosto de 2023, por meio da Usina de Projetos Experimentais (UPX), que faz parte do modelo educacional do Centro Universitário Facens para que os estudantes de todos os cursos desenvolvam competências técnicas e socioemocionais por meio de desafios reais.

As fases iniciais já foram concluídas, incluindo os estudos da profundidade, vazão, orçamento e dimensionamento da tubulação. Atualmente, a revitalização do poço artesiano, a instalação do conjunto motobomba, a tubulação de recalque da água para um reservatório superior existente no local e a instalação elétrica estão em andamento, mas os alunos precisam de ajuda para finalizar a obra. Para doar qualquer quantia, basta acessar a página da campanha.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Todos os comentários
Expediente

Jornalista responsável:
Elis Marina de Amaral Gurgel Nunes (MTB 0094600/SP)

0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x