Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Conheça as 6 cidades mais tecnológicas do mundo

O que faz de uma cidade ser tecnológica? Negócios? Oferta de talentos? Mobilidade? Sustentabilidade? Comércio local? Segurança? Empreendedorismo? Investimentos? Transformação digital?

Pois é, sem dúvidas, todos estes aspectos citados são fatores indispensáveis para esta análise.

É claro que existem inúmeras cidades em desenvolvimento tecnológico acelerado em todo o mundo.

Porém, hoje falaremos sobre 6 delas que frequentemente despontam no ranking mundial, por motivos bem específicos. Olha só:

Los Angeles 

Falar em tecnologia e não citar a Califórnia (estado que abriga o efervescente Vale do Silício) é quase uma ofensa, certo?

Especificamente hoje vamos citar a cidade de Los Angeles, destino que abriga um dos principais aeroportos dos Estados Unidos.

A cidade é sede de gigantes de tecnologia, como a Space X, que projeta, fabrica e lança foguetes.

Além disso, por lá, eles já são considerados um dos líderes na produção de veículos autônomos. A estrutura para quem deseja seguir carreira na área digital é imensurável! Um verdadeiro polo de startups e inovação.

Singapura

Esta ilha já está se tornando uma das líderes mundiais em Big Data. Para se ter uma ideia, o Governo instalou sensores por toda a cidade que monitoram informações sobre tudo, desde o trânsito, até mesmo o comportamento das pessoas.

Recentemente, Singapura também foi um local referência em tecnologia e biossegurança no combate à COVID-19, com estratégias eficientes que renderam elogios da Organização mundial da Saúde (OMS).

Amsterdã 

Amsterdã é um dos principais polos tecnológicos da Europa e nós podemos provar! Você sabia que os canais de Amsterdã somam mais de 100 quilômetros? Uma cidade com tanto volume de passagem de pessoas, com certeza não sairia ilesa no quesito poluição plástica.

É por isso que o projeto “The Great Bubble Barrier” foi implantado por lá, envolvendo uma tecnologia que cria bolhas na água para tornar mais fácil a captação e a redução significativa de resíduos.

A solução tecnológica e sustentável foi criada pelas holandesas Anne Marieke Eveleens, Francis Zoet e Saskia Studer, que levaram o prêmio “Plastic Free Rivers Marathon”. Legal, né?

Além disso, vale citar que o país vem utilizando Big Data e algoritmos para decisões de inteligência em políticas públicas.

Seul

Em um impressionante boom econômico, de 50 anos para cá, a Coreia do Sul mudou radicalmente, entrando de vez para o time das nações desenvolvidas.

Mas hoje falaremos especificamente de Seul, cidade que respira tecnologia por todos os lados.

Por lá, o governo tem o projeto de instalar placas solares em um milhão de residências até 2022. O mercado dedicado ao K-Pop também é impressionante e é claro que a tecnologia caminha ao lado desta cultura.

Para se ter ideia, é possível visitar pontos turísticos e tirar fotos com projeções em alta definição de estrelas da música – e isso sem comentar a produção digna de cinema dos clipes!

Boston

Quando o assunto é tecnologia, fica impossível de não citar a costa leste dos Estados Unidos. Aliás, foi em Boston que Bill Gates e Mark Zuckerberg deram início em suas trajetórias acadêmicas.

A cidade tem concentrado grandes talentos graças à presença de gigantes escritórios como o da Amazon e Facebook por lá.

Por ser uma das cidades mais antigas, outro ponto importante por lá é o patrimônio intelectual: as três maiores bibliotecas dos EUA estão em Boston.

Uma curiosidade: por lá, são registradas a maior quantidade de patentes do país, fato atribuído ao grande número de centros de pesquisa, tecnologia e grandes Universidades.

Londres

A Terra da Rainha é uma das principais potências tecnológicas e financeiras do mundo. Some um ambiente repleto de história por todos os lados, com excelentes Universidades, um dos maiores aeroportos da Europa, sem esquecer de mencionar, é claro, que lá tem sido o endereço favorito de instalação de ousadas fintechs.

Para se ter uma ideia, TransferWise e o Funding Circle começaram suas jornadas na capital londrina. Um relatório da Tech Nation publicado, apontou que as empresas de tecnologia britânicas arrecadaram 4,5 bilhões de libras em 2017.

Por conta disso, Londres é classificada como um dos centros de tecnologia mais conectados do mundo! Por lá, estão instalados escritórios desde Startups, como a Genome, especialista em ecossistemas digitais, até gigantes como Apple, Google e Facebook.

Gostou? Tem alguma outra cidade que você colocaria nesta lista? Conta pra gente!

Inscrever-se
Notificar de
0/100
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Todos os comentários
Expediente

Jornalista responsável:
Elis Marina de Amaral Gurgel Nunes (MTB 0094600/SP)

0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x