Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Entretenimento: tecnologias de filmes que viraram realidade!

Stark Industries, Weyland-Yutani, Wayne Enterprises, Umbrella Corporation… É tanta tecnologia, não é mesmo?

O universo fantasioso das telonas, que muitas vezes parece ser algo vindo de outro mundo, na verdade pode se mostrar mais comum do que a gente imagina na realidade, viu?

Pois é, algumas dessas tecnologias que nos fazem ficar de queixo caído já estão disponíveis! Dúvida? Então, vem com a gente e confira alguns exemplos na prática!

2001: Uma Odisseia no Espaço, Star Trek, Minority Report e De Volta para o Futuro 2

Realizar múltiplos comandos e tarefas com apenas alguns cliques em uma tela virtual foi a ideia futurista abordada em vários filmes.

Exemplo disso são as obras: De Volta Para o Futuro 2 e 2001: Uma Odisseia no Espaço, nos quais vemos dispositivos similares aos tablets.

Em Minority Report uma grande tela respondia aos toques. Acredite se quiser: era uma situação inimaginável na vida real há poucos anos.


Pequenos Transformers
O filme Transformers mostra robôs que estão distantes da nossa realidade, isso é fato.

No entanto, um grupo de cientistas do MIT desenvolveu pequenos robôs chamados de “Cubos M”, versões mais simples que podem criar formatos variados e são capazes de se movimentar e até pular de forma rápida e harmônica.

As peças se encaixam através do magnetismo e se comunicam entre si. Eles podem, no futuro, serem utilizados para criar estruturas para utilização em construções.

Visor de RoboCop
Sem dúvidas, o RoboCop marcou a infância da galera dos anos 1990. O visor do personagem era o sonho de toda criança e adolescente.

A função para identificar as pessoas e realizar as mais variadas tarefas, tem uma versão na vida real – é claro que de uma forma não tão futurista quanto a do filme.

Trata-se do Google Glass, óculos com o qual você pode se conectar à internet e obter informações de prontidão, além de verificar e-mail e acessar às redes sociais.


Armas biométricas
Os filmes de James Bond também mostram alguns objetos bem tecnológicos. Em Skyfall, por exemplo, Bond possui uma pistola biométrica que só pode ser acionada se ele a segurar.

Se outra pessoa tenta utilizar, ela simplesmente não funciona. Isso não é só uma realidade dos filmes, mas sim do nosso cotidiano.

Existem pistolas no mercado que só funcionam desta forma, na mão de uma única pessoa. O Instituto de Tecnologia de New Jersey, nos Estados Unidos, já desenvolveu equipamentos que só funcionam com o acionamento da palma da mão de uma determinada pessoa.

Entretanto, o público que tem acesso é bem restrito, mas pode estar disponível nos próximos anos.


Controle de aviões por pensamento
Algumas produções da telona já tiveram personagens que podiam controlar objetos grandes ou pequenos com a força do pensamento. Sabia que já é possível?

Isso porque a União Europeia desenvolveu o “Voo Cerebral”, o qual existe a possibilidade de pilotar uma aeronave com o poder do pensamento, sem a necessidade de todos aqueles painéis de controle dos aviões.

Ao vestir um equipamento com eletrodos ligados, as ondas cerebrais do comandante são convertidas para a aeronave sem precisar ter algum controle em mãos.

Os sinais são “lidos” e processados por algoritmos desenvolvidos por cientistas. Essa proposta ainda está em teste, mas quem sabe não é uma opção do futuro, não é mesmo!?

E aí, você lembra de mais alguma tecnologia dos filmes que já é realidade? Conta pra gente!

Inscrever-se
Notificar de
0/100
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Todos os comentários
Expediente

Jornalista responsável:
Elis Marina de Amaral Gurgel Nunes (MTB 0094600/SP)

0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x