Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Pele bonita: a química por trás da beleza

Os cuidados com a pele do rosto não são uma preocupação somente do público feminino. Nos dias de hoje, os homens também demonstram essa preocupação, ou seja, estão cada vez mais vaidosos, e a pele do rosto sempre exige mesmo cuidados especiais.

Primeiramente, é preciso saber qual é a composição química da pele antes de colocar qualquer produto natural ou sintético sobre a mesma.

Este órgão, embora não aparente, é muito complexo e também é o maior do nosso corpo! A sua composição contém proteínas e macromoléculas, que estão presentes naturalmente por toda sua extensão, desde a pontas dos dedos até o couro cabeludo.

MD Codes – Pele bonita e saudável - Dermatologista BH

Como você pode ver, este assunto é de interesse de ambos os sexos. Agora, você também já ficou sabendo um pouquinho mais sobre a composição química da pele.

Então, algumas perguntas podem ser feitas no que diz respeito aos cuidados com este órgão tão importante. Um bom exemplo é: “qual será o tipo de creme devemos usar?”.

Pois bem, a preocupação com a pele do rosto é a que fica em evidência, pois é a mais aparente e que costuma aparentar a idade das pessoas.

É por isso que recorremos aos cremes com alta tecnologia para diminuir as agressões que a pele sofre com o sol, frio, vento e, principalmente, amenizar os sinais das linhas de expressões.

Os cremes anti rugas são um ótimo exemplo de como manter a pele tratada e hidratada.

capa – No Mundo da Maternidade


Uma pele considerada saudável tem sua umidade relativa em torno de 10%. Os cremes emolientes possibilitam a uma pele danificada uma recuperação da umidade natural, a composição desses cremes são de aproximadamente: 

  • 20% de estearato de sódio, 
  • 10% glicerina, 
  • 70% água, 
  • 15% de lanolina, 
  • 1% bórax, 
  • Essências para perfumar o produto.

Outros questionamentos podem ser feitos no que diz respeito à pele. Em alguns casos, mesmo com os devidos cuidados, ainda assim a pele continua com um aspecto de desidratação. Segue abaixo algumas soluções:

“Porque lavo meu rosto várias vezes por dia e ele continua com a pele oleosa?”

Para responder a essa questão você primeiramente precisa fazer uma outra pergunta pra você: “Você sabe e conhece o sabonete que usa para o corpo e para o rosto?”

Se sim ótimo, se não sabe, procure entender um pouco sobre o  pH da pele e do sabonete, conforme segue:

Arquivos pH da pele | Blog da Extratos da Terra

Todo sabonete possui seu respectivo pH (potencial hidrogeniônico) e a nossa pele também possui um pH específico, sendo que o pH da pele do rosto é diferente quando comparado com o pH do restante do corpo.

Sendo assim, se você  usar o mesmo  sabonete do  corpo para lavar o rosto, vai alterar o pH da pele da região facial. 

O pH da pele deve ser neutro e se você deixar esse valor abaixo de 7 a pele ficará ácida. Na prática, sua pele poderá descamar.

Se ficar acima de 7, ou seja, muito alcalina a pele ficará muito oleosa. Certo, agora deve estar surgindo outra dúvida: “Então, para que serve a oleosidade da pele? É boa ou ruim para a saúde do meu corpo?”

A oleosidade da pele tem uma função. Ela faz uma barreira protetora  contra bactérias impedindo  que microrganismos façam uma verdadeira invasão em nosso corpo.

Assim, ao lavar o rosto com sabonete ácido, você retira toda a proteção da pele. Para se defender, seu organismo vai produzir muito mais óleo para repor tudo aquilo que foi retirado. 

Quatro passos para diminuir a oleosidade da pele no verão

Assim, podemos responder a primeira pergunta feita, na qual lavar demais o rosto, mesmo com um bom sabonete, poderá deixá-lo mais oleoso. Portanto, o ideal é equilibrar  o pH da sua pele com o sabonete adequado.

Mas, mesmo assim, pode surgir novamente outra dúvida: “como eu consigo equilibrar o pH da minha pele?” Você deve sempre utilizar o sabonete adequado para cada região corporal, se vai lavar o rosto, use um sabonete facial.

Para o corpo, use um sabonete corporal. Você também pode fazer uso de tônicos com aditivos de zinco e enxofre que ajudam no equilíbrio do pH da pele. 

Agora que você já sabe, atenção aos rótulos dos sabonetes! Lá estão todas as informações relacionadas às composições químicas do produto.

Se um deles não satisfazer o seu desejo, de ter uma pele mais saudável, procure outro produto com características químicas diferentes. Com toda certeza, o produto certo poderá trazer ótimos resultados!

Ah, e lembre-se: um acompanhamento com um Dermatologista é fundamental! Ele pode tira todas as suas dúvidas e te guiar pelo melhor caminho.

Professor Facens, José Carlos Vasques

Inscrever-se
Notificar de
0/100
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Todos os comentários
Expediente

Jornalista responsável:
Elis Marina de Amaral Gurgel Nunes (MTB 0094600/SP)

0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x