Ter o hábito de ler é importantíssimo para qualquer pessoa! De poesia à livros de ficção científica, a prática significa diversão e momento de aprendizado.
Quando desenvolvemos esse hábito, somos capazes de expandir a criatividade, escrita e vocabulário, temos redução de estresse, estímulos para o cérebro e desenvolvimento do pensamento crítico.
A não-ficção é um dos estilos literários que nos ajudam a desenvolver muitos desses aspectos. Ele é composto por obras que contam histórias baseadas em fatos, como biografias, temas sociais e científicos.
A equipe da Biblioteca Facens separou 5 títulos bem interessantes para você explorar esse estilo literário e adquirir uma super bagagem de conhecimento!
1. “21 lições para o século XXI”, de Yuval Harari
Lançado em agosto de 2018, Yuval Harari apresenta em 21 lições para o século XXI algumas reflexões que podem nos ajudar a enfrentar momentos de incertezas na sociedade. São mais de 100 páginas que reúnem trechos de artigos e de palestras do autor sobre temas como trabalho, liberdade e vigilância, educação, clima, entre outros.
Em uma das divulgações do livro, Harari declarou que com a leitura podemos explorar “o que está acontecendo no mundo hoje, qual é o sentido mais profundo desses eventos e como podemos individualmente nos guiar através deles?”
2. “Sapiens”, de Yuval Harari
Lançado em 2014, Sapiens: Uma breve história da humanidade, relata através dos estudo de Harari a evolução da espécie humana desde a a idade da pedra, até o século XXI.
Na obra, o autor descreve como podemos responder grandes questões da humanidade de forma científica, como o relacionamento do homem com a natureza, com o ambiente em que vive e também com os seus iguais.
3. “Eu sou Malala”, Malala Yousafzai
Apensar de ter apenas 23 anos, Malala tem uma história de vida muito importante para contar. O livro acompanha desde a sua infância no Paquistão, as lutas diárias numa região conhecida por inúmeras questões sociais e uma vida marcada por escolhas que transformam realidades.
Um livro feito em parceria com a jornalista britânica Christina Lamb, revela uma garota muito sábia do vale remoto no norte do Paquistão, e que ganhou as salas das Nações Unidas em Nova York.
4. “As cientistas”, de Rachel Ignotofy
Com ilustrações que encantam os olhos, “As Cientistas: 50 Mulheres que Mudaram o Mundo”, conta a brilhante trajetória de 50 mulheres que contribuíram significativamente para as áreas da ciência, tecnologia, e engenharia, desde o mundo antigo até o contemporâneo.
Além das histórias de inspiração, o livro também traz infográficos, informações sobre equipamentos de laboratório, um glossário e dados atuais de mulheres que trabalham nas áreas da ciência.
Um livro que inspira e abre caminhos para futuras engenheiras, médicas, biólogas, mecânicas, arquitetas e muito mais!
5. “Vidas desperdiças”, Zygmunt Bauman
Tentando iluminar os nossos e os próprios pensamentos, Zygmunt Bauman entrega em “Vidas Desperdiçadas” reflexões que possam nos fazer entender o mundo em que vivemos hoje.
“Nosso planeta está cheio”, afirma Bauman no livro. Com um olhar voltado para questões ambientais, de espaço e sociais, o autor nos convida a uma análise profunda nos temas, buscando uma saída para que haja a possibilidade de recuperar perspectivas que deixamos de lado.
E aí, gostou? Então conta aqui quais outras dicas de livros e gêneros literários você gostaria de ver por aqui!