Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Dia Nacional da Biblioteca: conheça as maiores do Brasil

Por Eliane da Rocha

No dia 9 de abril comemora-se o dia Nacional da Biblioteca! Nada mais justo do que convidar a equipe da Biblioteca Facens para falar sobre o tema, não é mesmo? Se liga só nas curiosidades que eles reuniram pra gente:

Desde 1980 temos este dia marcado no calendário nacional. Todas as datas do calendário servem para comemorarmos, lembrarmos de feitos notáveis, mudanças ocorridas. No caso do Dia Nacional da Biblioteca serve para questionarmos sua importância na sociedade.

Sempre ouvimos falar das Bibliotecas de Babel e Alexandria (seriam possíveis suas existências?!), mas é nas bibliotecas públicas, comunitárias, escolar que vemos a importância que elas têm na vida de muitas pessoas.

Imagem: A Biblioteca de Alexandria foi uma das mais significativas e célebres bibliotecas e um dos maiores centros de produção do conhecimento na Antiguidade.
Imagem: A Biblioteca de Babel é um conto de Jorge Luis Borges, de 1944. Este conto, essencialmente metafísico, fala de uma realidade em que o mundo é constituído por uma biblioteca infindável, abrigando uma infinidade de livros

É dentro de uma Biblioteca que se dá, em muitos casos, o primeiro acesso aos livros, ao teatro, à leitura em conjunto, a autores que talvez nunca fôssemos conhecer.  

Devido à diversidade que os acervos devem ter, ampliamos nosso repertório, trocamos experiências, de leitura e de vida.

As maiores bibliotecas do Brasil

A primeira biblioteca pública construída no Brasil é a Biblioteca Pública do Estado da Bahia, em 1811. Ela também é conhecida como Biblioteca dos Barris.

Curiosidade: a Biblioteca Pública da Bahia fará 210 anos em 2021! ????

Imagem: Biblioteca Pública do Estado da Bahia, também conhecida como Biblioteca dos Barris

Já a Biblioteca Nacional do Brasil, que fica no Rio de Janeiro, é considerada pela UNESCO como uma das dez maiores bibliotecas nacionais do mundo e a maior na América Latina!

Ela foi constituída com o acervo vindo com a família imperial em 1808 (aberta ao público somente a partir de 1814). Hoje, é tida como depósito legal, ou seja, uma cópia de toda obra publicada no Brasil é enviada para ela. Legal, né?!

Imagem: Biblioteca Nacional do Brasil, localizada no Rio de Janeiro

A maior biblioteca comunitária do mundo também está aqui no Brasil, especificamente, na Bahia. A Biblioteca Comunitária Maria das Neves, mais conhecida como Biblioteca do Paiaiá. Uma biblioteca localizada no meio rural.

Imagem: Biblioteca Comunitária Maria das Neves, também conhecida como Biblioteca do Paiaiá

Muitas bibliotecas estão se modernizando, deixando seus espaços mais aconchegantes, emprestando outros tipos de materiais além dos livros e se tornando conhecidas por “Biblioteca das coisas”, emprestando até ferramentas, utensílios domésticos, guarda-chuva, entre outros.

Bibliotecas também podem ser pontos de encontro, de fuga, de acolhimento. Por meio do livro e da leitura, podemos colocar nossa mente para questionar o mundo, as ações, acalmar pensamentos.

#FicaADica!

Para você quer quer saber mais sobre o assunto, #FicaADica de alguns conteúdos bem legais:

Documentário: LEITORES sem fim. Direção: Beto Seabra. Realização: Câmara dos Deputados, 2016. (37m10s). Disponível em: https://biblioo.info/leitores-sem-fim-2/.

Leitura: MANGUEL. A. A Biblioteca. Disponível em: https://bibliotextos.files.wordpress.com/2012/03/umberto_eco_-_a_biblioteca.pdf.

Vídeo: BIBLIOTECHE: Umberto Eco. 2016. 1 vídeo (1min19s). Amphitheatrum Sapientiae Aeternae. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=WFmE-exP0Sk.

Biblioteca Facens ????

A Biblioteca Facens conta com amplo espaço e grande acervo. Tem como objetivo servir de apoio e incentivo à pesquisa, fornecendo informações bibliográficas aos seus usuários, que abrange desde o corpo docente até os alunos e engenheiros, arquitetos e tecnólogos de Sorocaba e região.

Você pode acessar o acervo da Biblioteca Facens de forma online e também acompanhar as diversas atividades e interações aqui no Blog da Facens e também no Instagram @bibliotecafacens

Biblioteca é um encontro entre histórias faladas ou lidas. Biblioteca é um Universo! ????

Inscrever-se
Notificar de
0/100
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Todos os comentários
Expediente

Jornalista responsável:
Elis Marina de Amaral Gurgel Nunes (MTB 0094600/SP)

0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x