Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Dia mundial da internet: o que faríamos sem ela?

Por Rafael Camargo

O dia 17 de Maio é, oficialmente, o Dia Mundial da Internet e também o Dia Mundial das Telecomunicações. Você sabia que a internet foi criada em 1969, nos Estados Unidos?

Lá no começo, era chamada de Arpanet e tinha como função interligar laboratórios de pesquisa. Nesse mesmo ano, também foi enviado o primeiro e-mail da história!

Desde então a gente segue enviando o e-mail e esquecendo o anexo! Quem nunca?

Esse dia nos faz refletir sobre determinados assuntos, por exemplo, a necessidade que temos da conexão e o que ela nos proporciona. Afinal, o que seria da comunicação sem a internet nos tempos atuais?

O jeito que as pessoas se relacionam e fazem negócios mudou e, desde que a internet chegou, nunca mais foi o mesmo. De forma positiva e/ou negativa, as pessoas trocam informações de todo o tipo via web.

Internet é uma constante evolução de novos formatos. As pessoas podem se engajar em grandes causas mesmo estando no sofá de casa!

Já que estamos falando de Internet das Coisas (IoT), essa é uma ferramenta poderosa para enfrentar desafios do mundo. O acesso à internet tem de ser incluído entre os direitos fundamentais de uma pessoa.

Em pleno século XXI, mais da metade da população de cada país está online o tempo todo e, ainda assim, há milhares de pessoas sem acesso. Na Agenda 2030, o direito ao acesso à internet é mencionado no ODS 9.

Também não teria como não falar desse momento em que estamos passando que a conexão via internet foi o que nos manteve juntos, seja trabalhando, cantando, conversando, se entretendo.

#FicaADica!

Se liga só nas dicas que o pessoal da Biblioteca da Facens deixou sobre o Dia Mundial da Internet:

Dica de Livro: Como Fazíamos Sem, escrito por Bárbara Soalheiro

Este livro tem na nossa Biblioteca, é uma leitura gostosa de se fazer. Nos mostra o que fazíamos antigamente sem as principais ferramentas que hoje existem, inclusive a Internet. A cada descoberta faz você refletir e pensar: que coisa!

Dica de Livro: Quando Tudo começou (quadrinhos), escrito por Bruna Vieira

Com ilustrações de Lu Cafaggi  escrito por Bruna Vieira, a HQ conta a história de uma jovem que aprendeu a amar a vida e a si mesma antes de conhecer o mundo lá fora. Cita a Internet várias vezes durante a história, a personagem principal escreve num blog e compartilha seus pensamentos através da Internet.

Dica de Filme: O Dilema das Redes

O Dilema das Redes nos mostra como os magos da tecnologia possuem o controle sobre a maneira em que pensamos, agimos e vivemos.

Frequentadores do Vale do Silício revelam como as plataformas de mídias sociais estão reprogramando a sociedade e sua forma de enxergar a vida.

Disponível na Netflix e dá pra maratonar em um final de semana! 😉

Inscrever-se
Notificar de
0/100
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Todos os comentários
Expediente

Jornalista responsável:
Elis Marina de Amaral Gurgel Nunes (MTB 0094600/SP)

0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x