Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Você sabe tudo o que a tecnologia 5G pode proporcionar?

A tecnologia 5G já é uma realidade no Campus da Facens! Em uma parceria com a Embratel, Claro e Ericsson, a Facens agora é o maior campus conectado com 5G de São Paulo.

Batizado de 5G Smart Campus Facens, a iniciativa permitirá que empresas, startups e a academia possam conhecer, testar, prototipar e escalar seus produtos e serviços para diversos segmentos utilizando uma rede 5G dedicada.

O 5G da Claro instalado na Facens pela Ericsson e pela operadora também poderá ser utilizado por alunos do centro universitário para maximização de suas atividades acadêmicas, confirmando-se com um diferencial importante para a instituição de ensino e seus estudantes.

O 5G tá muito ON! Mas, será que você sabe tudo o que essa nova tecnologia pode nos proporcionar? É sobre isso que vamos conversar e o professor da Facens, José Carlos Vasques, vai nos ajudar nessa missão.

Olha só o que ele preparou pra gente!

A evolução da tecnologia “G”

A cada evolução, ou seja, a cada “G” ou geração de tecnologia sem fio, contém velocidades mais altas de transmissão de dados e métodos de codificação diferentes do que o seu antecessor.

A primeira geração, 1G, iniciou em 1979 e tomou como base a tecnologia celular analógica, seguida pela 2G em 1991, que já era digital.

Em 1998, o 3G aperfeiçoou a velocidade de download passando de 200 (Kbps) para megabits por segundo (Mbps). Nossa rede atual, 4G, foi lançada em 2008 e utiliza várias tecnologias, como WiMax e Long-Term Evolution (LTE).

A chegada do 5G e seu impacto para o Rádio - Pulsar Multimedia

A tecnologia 5G é o próximo passo evolutivo para a constante evolução da banda larga sem fio.

O 5G tá on ????

A tecnologia 5G vem com a missão de aumentar, e muito, as potencialidades da malha de frequências das redes atuais, conhecida como 4G, elevando a banda larga da telefonia móvel a altíssimas velocidades de conexão com múltiplos usuários simultâneos.

As redes 5G prometem aos seus futuros usuários uma cobertura mais ampla e eficiente, maiores transferências de dados em menor tempo, além de um número muito maior de conexões simultâneas.

As redes atuais de 4G utilizadas nos dias atuais são capazes de entregar uma velocidade média de conexão de, aproximadamente, 33 Mbps, lembrando que este valor atualmente depende do número de usuários utilizando o sistema ao mesmo tempo.

É estimado que a tecnologia 5G seja capaz de entregar velocidades 50 a 100 vezes maiores, podendo alcançar até 10 Gbps.

A latência, ou seja, o tempo de reação será menor que um milissegundo com essa nova tecnologia. Com esse tempo de resposta, um usuário de 5G pode baixar um filme em alta definição em menos de cinco segundos!

Esse momento é nosso! Pode comemorar, internauta!

Além de velocidades de download mais rápidas, espera-se que o 5G facilite a implementação e adoção da Internet das Coisas (IoT), que se refere a uma revolução tecnológica que tem como objetivo conectar os itens usados do dia a dia à rede mundial de computadores.

Cada vez mais surgem roupas, calçados, eletrodomésticos e até meios de transporte conectados à Internet e a outros dispositivos, como computadores, relógios inteligentes e smartphones.

A mundo todo em apenas um clique!

Isso também pode ter implicações enormes para setores como manufatura, que dependem cada vez mais da IoT para conectar digitalmente seus processos produtivos e fábricas.

Adeus conexão com fio!

Com a nova tecnologia 5G, as conexões com fio à internet podem se tornar uma coisa ultrapassada. Certamente, as linhas de fibras óticas encontrarão outros destinos.

Por exemplo, o usos no tráfego de backhaul, responsável por fazer a ligação entre o núcleo da rede e as sub-redes periféricas, ainda continue usando a conexão com fio até que toda a transição para a tecnologia sem fio possa acontecer.

Mas, com certeza, em algum momento as empresas de telecomunicações pretendem se adaptar as novas realidades, que impactam de forma direta no investimento de estruturas de tecnologia, não precisando criar acesso à cabo até o consumidor final.

EMF - 5G Explained - How 5G Works

Afinal, o que o 5G pode melhorar?

A banda larga

A mudança para o 5G, sem dúvidas, mudará a maneira como interagimos com a tecnologia no dia a dia, mas também é uma necessidade absoluta se queremos continuar usando a banda larga móvel.

As operadoras estão ficando sem capacidade em muitas das principais áreas metropolitanas. Em algumas cidades, os usuários já estão enfrentando lentidão durante os horários de maior movimento, principalmente no final da tarde e início da noite.

O 5G adiciona enormes quantidades de espectro em bandas que não foram usadas para o tráfego comercial de banda larga.

Imagina só aquela partida online, sem travar? <3

Veículos autônomos

Muito em breve, veremos o número de veículos autônomos aumentar na mesma proporção que o 5G é implantado no nosso dia a dia.

No futuro, seu veículo poderá se comunicar com outros veículos na estrada, fornecendo informações sobre as condições da estrada, de desempenho para motoristas e montadoras e outros dados.

Os carros do futuro já são uma realidade!

Outro exemplo na prática: imagine se um carro a sua frente freia rapidamente! O seu veículo pode interpretar essa informação e “aprender” sobre isso, evitando futuras colisões. Esse tipo de comunicação veículo a veículo poderia finalmente salvar milhares de vidas.

Segurança pública e infraestrutura

O 5G permitirá que grandes metrópoles e também as cidades do interior operem com mais eficiência e transformem os seus processos.

Por exemplo, empresas de serviços públicos poderão monitorar o desempenho desses serviços de forma mais eficiente através do acompanhamento remoto.

Dessa forma, manutenções preventivas podem ser feitas, evitando acidentes que custariam a distribuição do serviço para a população.

Com toda certeza, o 5G será indispensável no desenvolvimento de cidades inteligentes, humanas e sustentáveis no futuro!

Uma cidade conectada é o futuro do desenvolvimento da socidade!

Controle remoto de dispositivo

Como o 5G possui uma latência notavelmente baixa, o controle remoto de máquinas pesadas, como do setor agrícola e de mineração, por exemplo, se tornará realidade.

Embora o objetivo principal seja reduzir o risco em ambientes perigosos, a tecnologia também permitirá que os técnicos com habilidades especializadas controlem máquinas de qualquer lugar do mundo.

A gameficação dos processos já faz parte da rotina de muitas empresas e tecnologia 5G chega para viabilizar e facilitar o funcionamento dos mesmos.

É mais real do que a gente consegue imaginar!

Cuidados de saúde

O componente ultra-confiável de comunicações de baixa latência (URLLC) do 5G pode mudar fundamentalmente os cuidados de saúde.

Como o URLLC reduz a latência, ainda mais do que você verá com a banda larga móvel aprimorada, um mundo de novas possibilidades se abre.

Espere ver melhorias na telemedicina, recuperação remota e fisioterapia via realidade aumentada, cirurgias de precisão e até cirurgias remota.

A Shonda Rhymes já conseguia ver o futuro da medicina lá nas primeiras temporadas de Greys Anatomy!

Sem dúvidas, há um mundo de possibilidades a caminho e a Facens sai na frente, proporcionando as melhores experiências para os alunos, parceiros, empresas e toda a comunidade. O futuro começa no 5G Smart Campus Facens!

Inscrever-se
Notificar de
0/100
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Todos os comentários
Expediente

Jornalista responsável:
Elis Marina de Amaral Gurgel Nunes (MTB 0094600/SP)

0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x