Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Você sabe o que é método pomodoro?

A técnica de concentração surgiu nos anos 80 e, com as normas de distanciamento social, vem se popularizando entre as novas gerações.

Já pensou em dividir o seu dia em períodos de 25 minutos?

É isso mesmo que você leu. O método, que surgiu da necessidade de um estudante italiano, consiste em basicamente dividir seu dia em períodos de 25 minutos, rigorosamente cronometrados. A cada período você faz uma pausa para alongar, ir ao banheiro, beber água (já bebeu água hoje?) e aí sim pode voltar para sua tarefa. Após 4 pausas, ou 4 pomodoros, você pode fazer uma parada maior, de 15 a 30 minutos.

O italiano Francesco Cirillo, idealizador do método, diz que quando era mais novo e precisava estudar, percebeu que conseguia se concentrar e se organizar melhor quando realizava esses intervalos para relaxar. Ele afirma também que o método pode ajudar no rendimento do trabalho ou estudo, na concentração e que nos tornamos mais conscientes de como usamos nosso tempo.

Em seu livro, The Pomodoro Technique, Cirillo conta com mais detalhes a história de como o método surgiu. Basicamente, ele usou um “timer” em formato de tomate – que em italiano significa pomodoro – e começou a monitorar seu tempo. O que ele não sabia era que, anos depois, milhares de pessoas estariam replicando o método para a gestão do tempo.

https://www.youtube.com/watch?v=VFW3Ld7JO0w&feature=emb_title

Como posso aplicar a minha rotina?

Com as medidas de distanciamento social, muitos estão realizando todas suas tarefas em casa e se adaptando a essa nova realidade. O método vem justamente para auxiliar nesse novo desafio e com uma aliada: a tecnologia.

Olha só como você pode incluir o método na sua rotina:

Pomodoro Timer: uma versão simples, porém muito eficaz. É só acessar o link e começar a cronometrar seus intervalos. O site também te ajuda a administrar quantas pausas você já fez.

Marinara: Assistente Pomodoro: O Google disponibilizou uma extensão para o navegador Chrome que também é muito fácil de usar! Basta instalar a extensão no navegador e pronto. Ele monitora e avisa sobre as suas pausas.

Focus Booster: o app, que também pode ser usado via web, aprimora o método e te a ajuda a colocá-lo em prática para cada tarefa do seu dia, além de entregar relatórios sobre o seu desempenho.

E aí, que tal experimentar?

Inscrever-se
Notificar de
0/100
guest
1 Comentário
Anterior
Próximo Mais Votado
Inline Feedbacks
Todos os comentários
trackback
1 ano atrás

[…] consegue refazer as provas e ainda revisar os assuntos mais relevantes. Você também pode utilizar métodos que te ajudem a organizar melhor o […]

Expediente

Jornalista responsável:
Elis Marina de Amaral Gurgel Nunes (MTB 0094600/SP)

1
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x