Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

10 dicas para mandar bem em Química no ENEM + Simulado

Nós sabemos que você quer mandar bem no ENEM e em todos os vestibulares que for fazer. Pensando nisso, vamos te ajudar nessa missão! O professor da Facens, José Carlos Vasques, nos ajudou a separar 10 dicas para você se preparar para as questões de Química + um super simulado pra você se testar. Vem com a gente que já é sucesso:

[et_bloom_locked optin_id=”optin_2″]

1 – Refazer provas do ENEM e de vestibulares anteriores

Essa é uma etapa muito importante. As provas não costumam variar muito de um ano para o outro. Portanto, se você refizer as provas dos anos anteriores vai ajudar a saber como estão montadas as questões e quais tópicos foram e poderão ser mais abordados. É recomendado também que você refaça as provas dos últimos cinco anos.

E não se enganem, pessoal! O Enem cobra conteúdo, principalmente tópicos específicos da matéria. Portanto, se preparem para fazer a revisão dos principais temas relacionados a Química. A boa notícia é que sempre são conteúdos que você encontra em livros de Ensino Médio e com facilidade na internet.

Como o modelo de prova do ENEM está cada vez mais parecido com as dos vestibulares realizados pelas Universidades, especialmente no que diz respeito aos conteúdos, você também pode escolher algumas provas de outros vestibulares e resolver as questões de Química.

Mas, atenção! Escolha uma prova que tenha a resolução online disponível para que você possa tirar suas dúvidas.

2 – Prestar atenção no tempo de estudo

Tome muito cuidado com o tempo da resolução e revisão. Como você tem que conciliar os seus estudos regulares do ensino médio e em alguns casos com o trabalho, avalie bem sua disponibilidade. Dica: com três horas de estudos por dia você consegue refazer as provas e ainda revisar os assuntos mais relevantes. Você também pode utilizar métodos que te ajudem a organizar melhor o tempo.

3 – Saiba quais são os principais conteúdos exigidos

Outra etapa muito importante é conhecer, entender saber fazer rapidamente os conteúdos de química presentes no teste. Aqui, você encontra os principais conteúdos para guiar seu estudo.

Importante: São assuntos que podem cair, portanto uma boa revisão ajuda a ir bem na prova.  Encontre um bom site de provas resolvidas na internet. Uma sugestão para saber se o site é bom, é verificar se a resolução comenta como se chegou ao resultado. E caso tenha somente a resposta sem resolução ou comentários não ira ajudar muito. Uma boa resolução traz, não só a resposta, mas também alguns comentários de como se chegou à resposta.

4 – Cuidado com a interpretação das questões!

Leia sempre com atenção o enunciado das questões e também as alternativas. Apenas uma delas é a correta. Uma é o que chamamos de “distrator” e está lá para verificar se você não compreendeu o conceito que envolve a questão, e as outras, em geral, estão muito erradas. Portanto, uma boa leitura deixa você entre duas alternativas. Se você estudou corretamente e sabe do assunto, não será difícil escolher a alternativa correta.

5 – Mantenha a calma e confie nos seus estudos

Se você se preparou para a prova, então, confie em seus conhecimentos. Um dos erros mais comuns é ficar entre duas alternativas e, por insegurança e desespero, marcar a alternativa que você está na dúvida se é a certa ou não. Na dúvida, escolha a alternativa que mais se equipara a que você estudou.

Se a dúvida ainda permanece, tente seguir para a próxima questão e depois, com mais calma, volte para a que você ficou em dúvida e tente resolve-la novamente. Confie nos seus estudos!

6 – Uso da tabela periódica

Fique tranquilo! Não há necessidade de decorar a tabela periódica. Em algumas provas, a tabela periódica é disponibilizada para resolução das questões. O mais importante nesse momento é que você saiba interpretar e extrair as informações dela e fazer relações com os outros conteúdos de Química. Foque me aprender os conceitos básicos de sua construção e utilização.

Encontre a melhor técnica para estudar Química

Muitas técnicas podem ser utilizadas para a melhor compreensão de diversos assuntos. Com a Química, não é diferente. A dica aqui, é sobre a utilização de mapas conceituais. Essa é uma excelente forma de resumir os conteúdos estudados. Após escolher os principais temas que precisa estudar, revise e monte um esquema que relaciona os conceitos com suas aplicações, e se possível com algum exercício resolvido para auxiliar a compreensão.

Aqui, você encontra 5 passos para construir um mapa conceitual sem dificuldades.

8 – Ter muita atenção nas figuras presentes na prova

Se houver uma questão que contenha alguma figura como por exemplo: uma molécula desenhada, uma curva de aquecimento, uma tabela de valores de entalpia, etc.), ela com certeza será necessária para a resolução do exercício. Portanto, a dica é: tem figura? Use-a para a resolução da questão.

9 – Estude química ambiental

O estudo da Química Ambiental pode ajudar em outras disciplinas como Interpretação de texto, Física, Biologia e até mesmo em Matemática. A prova costuma usar recursos de revistas como por exemplo: Química Nova na Escola, por isso a leitura de alguns artigos sobre química ambiental pode ajudar você. Aqui, você pode conferir alguns links: um sobre efeito estufa, ciclo do carbono e nitrogênio, ciclo da água e ETA Estação de Tratamento de Água.

10 – A Química do dia a dia  – foco na interdisciplinaridade a atualidades

A Química está em todo lugar, portanto fique muito atento com as relações feitas com o cotidiano e o meio ambiente. Um exemplo de que tais fatos podem acontecer e que já foi uma questão de provas anteriores é como um detergente se comporta na superfície da água – um assunto que aborda o tema de forças intermoleculares.

Esse assunto pode cair novamente, porém com uma outra roupagem, por exemplo: relacionando a tensão superficial da agua ou até mesmo em biologia nas membranas celulares. Portanto, fique atento! Assuntos do cenário mundial atual também podem estar na prova, como por exemplo a pandemia do Coronavírus – (Covid-19), o que é, do que se trata, porque acontece, o que fazer para se proteger, etc. Quando for ler notícias sobre atualidades, lembre-se sempre de procurar por fontes e canais confiáveis. Esteja e fique sempre ligado.

E aí, gostou das dicas?

Não esqueça de sempre acionar o seu professor, caso surgir alguma dúvida.

Compartilhe com os seus amigos e mande sugestões de conteúdos que você gostaria que a Facens disponibilizasse.

[/et_bloom_locked]

Inscrever-se
Notificar de
0/100
guest
1 Comentário
Anterior
Próximo Mais Votado
Inline Feedbacks
Todos os comentários
trackback
3 anos atrás

[…] dos exercícios comentados na aula, o professor já escreveu pra gente 10 dicas para mandar bem nos Vestibulares + Simulado para você seguir […]

Expediente

Jornalista responsável:
Elis Marina de Amaral Gurgel Nunes (MTB 0094600/SP)

1
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x