Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Você sabe o que é Capitalismo Consciente?

Por Eliane da Rocha – Biblioteca Facens

Muita gente se pergunta se no modelo econômico que temos hoje é possível ser responsável socialmente e ainda por cima ganhar dinheiro.

O panorama que temos há muito tempo é de se pensar num lucro exorbitante e sem preocupação com os recursos naturais e a sociedade.

O que vemos, atualmente, é uma crise em todos os âmbitos: social, ambiental, emocional, físico, entre outros, tanto no governamental quanto no privado. A resposta é Sim. É possível obter lucro com uma nova forma de gerir os negócios

O Capitalismo Consciente – “movimento global que reúne pessoas e empresas inconformadas com a forma como o capitalismo tem sido praticado”.

Esse conceito formado por volta de 2007, por John Mackey e Raj Sisodia no livro Conscious Capitalism: Liberating the Heroic Spirit of Business (Capitalismo Consciente: como libertar o espírito heroico dos negócios, 2013).

Fundamentado em 4 pilares: propósito maior (mais que o lucro), orientação para stakeholders (foco em todo o ecossistema do negócio), liderança consciente (“nós” mais que “eu”), cultura consciente (confiança e cooperação entre todos).

O que esse novo modelo se propõe é aliar lucro com impacto social positivo, no qual todos ganham. Sendo ele uma consequência do valor que se gera.

A Facens firmou, em 2022, uma parceria com o Instituto Capitalismo Consciente, que prepara conteúdos para engajar empresas e pessoas com esse objetivo. Muitos deles se encontram no sistema da Biblioteca Facens e você pode ter acesso!

Qualquer informação, entrem em contato com a Biblioteca através das redes sociais ou biblioteca@facens.br!

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Todos os comentários
Expediente

Jornalista responsável:
Elis Marina de Amaral Gurgel Nunes (MTB 0094600/SP)

0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x