Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Usina Cultural Facens abre as portas ao público após restauração e mudança de direção

No dia 08 de dezembro, a Facens inaugurou, com uma coletiva de imprensa, a Usina Cultural Facens. Cerca de 2 anos após assumir a direção do prédio histórico e promover a restauração do espaço, a Facens apresenta à comunidade sorocabana o novo conceito deste espaço que passa a chamar Usina Cultural Facens, onde serão promovidas iniciativas sob os pilares de Cultura, Educação, Inovação & Tecnologia, Sustentabilidade e Empreendedorismo.

“A história da Usina Cultural tem mais de 100 anos e, ao longo deste trajeto, se tornou cenário e palco do desenvolvimento socioeconômico e cultural de Sorocaba. É uma honra e privilégio para a Facens poder contribuir com o renascimento desse patrimônio e símbolo da cidade, agregando valores primordiais para o Centro Universitário, que desejamos perpetuar e compartilhar com a população da cidade, dando visibilidade e oportunidade para talentos locais”

afirma Thais Barros Beldi, Diretora de Inovação da Facens e Presidente do Conselho da Usina Cultural Facens.

Entenda mais sobre os pilares da iniciativa:

  • Cultura – A cultura integra cidadãos e fortalece suas identidades. Mas, para isso, ela precisa ser acessível para todos. Por isso, a Usina Cultural Facens será um palco inovador de manifestações culturais, com uma programação construída de forma colaborativa entre a instituição de ensino e comunidade. Também será uma plataforma para dar visibilidade à artistas; além de identificar, reconhecer e desenvolver novos talentos.
  • Educação – A educação tem o poder de transformar o indivíduo, que se torna capaz de mudar a sociedade ao seu redor. Por isso, ela direciona todas as frentes da Usina Cultural Facens. Por meio de atividades acessíveis e interativas, que engajam e despertam o desejo de aprender e evoluir, o espaço promoverá aprendizado coletivo e inovador. Integrando sociedade e instituição de ensino, todos aprendem e se transformam juntos.
  • Inovação e Tecnologia – Onde nasce a Inovação? Dentro de cada um de nós, no mesmo lugar onde está nossa capacidade de sentir e criar. A Usina Cultural Facens promoverá o despertar dessas habilidades por meio da interação com arte e tecnologia. A inovação é essencial para o desenvolvimento socioeconômico sustentável e ajuda a promover oportunidades para o engajamento do cidadão na construção de futuros desejáveis.
  • Sustentabilidade – Cada ação feita hoje trará uma consequência amanhã. Por isso, o respeito ao meio ambiente e aos seres vivos é a chave para um futuro equilibrado e sustentável. A ampliação da consciência socioambiental estará presente em todas as ações da Usina Cultural Facens, que abordará a sustentabilidade em seus três pilares: social, ambiental e econômico. Trata-se de um compromisso perante as futuras gerações.
  • Empreendedorismo – O empreendedorismo é a mola propulsora do desenvolvimento socioeconômico de uma comunidade. Ele ajuda a enxergar oportunidades, resolver problemas e inovar. Na Usina Cultural Facens, o tema será explorado em vários formatos e sob diferentes olhares. Serão oportunidades para mostrar, compartilhar, ensinar, aprender e crescer de forma colaborativa, desenvolvendo em cada indivíduo o espírito e atitude empreendedora.

Esses pilares vão reger os projetos que ocuparão o espaço da Usina Cultural Facens, que podem ser do próprio Centro Universitário ou propostas externas, que podem ser inscritas por meio de um Chamamento de Ocupação, que está disponível no site da Usina Cultural Facens .

Os projetos inscritos serão avaliados por um Conselho Curatorial, denominado “Geradores da Usina Cultural Facens”, que é composto por:

  • Cristina Delanhesi, ex-Presidente do MACS e sócia Diretora da Dan Galeria Interior – representando o Pilar de Cultura;
  • Pêu Ribeiro, idealizador e produtor do Festival Febre – representando o Pilar de Cultura;
  • Júlio Martins, Diretor do SESI Sorocaba – representando o Pilar de Educação;
  • Vanessa Buffo, Diretora Pedagógica Colégio SER – representando o Pilar de Educação;
  • Danilo de Jesus Oliveira, Coordenador de atividades técnicas SENAI Sorocaba – representando o Pilar de Inovação & Tecnologia;
  • Claudio Castro, Diretor de P&D da Schaeffler – representando o Pilar de Inovação & Tecnologia;
  • Luciano Frontelle, Diretor Executivo Plant-for-the-Planet – representando o Pilar de Sustentabilidade;
  • Marcelo Marcomini, Gerente de Automação Flex – representando o Pilar de Sustentabilidade;
  • Marilia Lara, co-fundadora e CEO da Stattus4 – representando o Pilar de Empreendedorismo;
  • Alexandre Martins, Gerente regional SEBRAE Sorocaba – representando o Pilar de Empreendedorismo.

“A seleção levará em consideração critérios como relevância conceitual, impacto social, adequação aos pilares da Usina Cultural Facens, viabilidade técnica, disponibilidade, entre outros. Entretanto, o mais relevante é que, por meio desse projeto, se cumpra nossa missão de democratizar o acesso ao conhecimento e à cultura, realizando atividades que contribuam para a conexão e a transformação da sociedade”,

explica Sofhia Elise Harbs, Diretora Executiva da Usina Cultural Facens.

Ainda neste ano, a Usina Cultural Facens abre suas portas e recebe convidados para cantatas de Natal. Neste sábado, 11 de dezembro, acontecerão duas cantatas abertas ao público, que pode se inscrever no site.

Em respeito às medidas de segurança do COVID-19, as vagas são limitadas e o acesso será restrito àqueles que fizerem sua inscrição previamente.

As apresentações são gratuitas e o público será convidado a levar no dia do evento 1 kg de alimento não perecível, que será posteriormente direcionado para doação em apoio à campanha Doa Sorocaba.

0/100
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x