Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Tirando as ideias do papel: conheça os laboratórios Fab Lab

Já imaginou se existisse um laboratório em que você pudesse tirar do papel todas as suas ideias, até aquelas mais malucas?

Então pode comemorar, pois ele já existe! Conheça os Fab Labs, os Laboratórios de Fabricação digital e prototipagem.

Este conceito foi criado em 2001 pelo MIT e a partir de 2009 o movimento maker se espalhou pelo mundo, surgindo a FabFoundation.

A FabFoundation é responsável por apoiar o crescimento da rede mundial de Fab Labs e pelo desenvolvimento de organizações regionais com capacidade de construção de fab labs.

O que eu encontro em um Fab Lab?

Nos Fab Labs você encontra o que precisa para desenvolver e construir projetos com criatividade, inovação e muita oportunidade de aprendizado.

Eles são compostos por um conjunto de maquinário digital obrigatório, segundo o MIT, sendo elas: cortadora a laser, cortadora de vinil, impressoras 3D, fresadoras CNC e fresadora de precisão.

Além das máquinas, computadores com software de desenho digital, equipamentos de eletrônica e ferramentas manuais para marcenaria e mecânica também estão a disposição no Lab.

E o que seria desse laboratório vivo sem pessoas? Os Fab Labs são compostos por equipes dinâmicas e que facilitam o aprendizado compartilhado e a criatividade através do mão na massa.

O primeiro Fab Lab do interior!

Inaugurado em 2015, o Fab Lab Facens foi primeiro Fab do interior do estado e está disponível para toda a comunidade, estudantes, educadores, empresas, inventores e curiosos!

O Fab Lab Facens faz parte da rede Mundial de Fab Labs e está alinhado ao movimento DIY – Faça você mesmo, assim como os demais Labs do mundo todo.

Além disso, o Fab Lab Facens conta com os FabGurus, uma equipe qualificada e que está a disposição para orientar o desenvolvimento de projetos, ministrar treinamentos, minicursos, palestras e workshops.

Se você tem uma ideia na cabeça ou no papel e quer muito colocar em prática, entre em contato com o Fab Lab Facens e mão na massa!

Inscrever-se
Notificar de
0/100
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Todos os comentários
Expediente

Jornalista responsável:
Elis Marina de Amaral Gurgel Nunes (MTB 0094600/SP)

0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x