Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Prefeitura de Sorocaba e Centro Universitário Facens promovem ações educativas por meio do programa “Saúde na Escola”

Por Prefeitura Municipal de Sorocaba

A Prefeitura de Sorocaba, por meio das Secretarias da Saúde (SES) e da Educação (Sedu), em parceria com o Centro Universitário Facens, está promovendo ações educativas nas unidades escolares da rede municipal, por meio do programa “Saúde na Escola”.

A iniciativa, que conta com a contribuição de cursos de Psicologia, Odontologia, Biomedicina e Enfermagem da Facens, tem como objetivo promover atividades voltadas, entre outros benefícios, à segurança alimentar, nutrição saudável, prevenção da obesidade infantil e verificação da situação vacinal. Além disso, de forma inédita, serão realizadas ações motivacionais para estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

“Essa parceria reflete o compromisso mútuo com a saúde e o bem-estar dos estudantes, com o intuito de proporcionar um ambiente escolar muito salutar e igualmente estimular práticas que promovam hábitos de vida saudáveis”, explica a coordenadora de Saúde Bucal, Dra. Jessica Flumignan Diniz.

Dentre as atividades planejadas, destaca-se a promoção da segurança alimentar e nutricional, com ênfase na conscientização sobre a importância de uma alimentação saudável. Nesse sentido, são realizadas palestras, oficinas e atividades lúdicas, ministradas pelos alunos dos cursos de Odontologia, Biomedicina e Enfermagem da Facens, com o objetivo de orientar os estudantes da rede municipal sobre a importância da higiene bucal, prevenção de doenças e cuidados com a saúde de forma geral.

A verificação da situação vacinal dos estudantes também receberá atenção. Profissionais da área da saúde, juntamente com os alunos dos cursos da Facens, estarão presentes nas escolas para avaliar a situação vacinal dos estudantes, além de fornecer informações sobre a importância da imunização e orientar a atualização da Carteira de Vacinação nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Em uma ação inovadora, com o intuito de incentivar a continuidade dos estudos e promover a autoestima e o engajamento dos estudantes da EJA, estão sendo realizadas atividades que estimulem a superação de desafios, a valorização pessoal e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, com palestras e atividades interativas ministradas por alunos e professores de Psicologia da Facens.

“Essa parceria traz grande contribuição à promoção da saúde e educação nas escolas do município”

salienta a Coordenadora de Extensão da Escola de Saúde Facens, Prof. Dra. Daniela Pascon.

Neste primeiro momento, as ações estão sendo desenvolvidas na E.M. “Maria Ignez Figueiredo Deluno”, no Mineirão, e na E.M. “Irineu Leister”, no Jd. Ipiranga. No segundo semestre, mais escolas serão contempladas. “Ao unir forças e recursos, essas instituições buscam, de forma eficiente, proporcionar um ambiente educacional saudável, que promova o bem-estar físico, mental e emocional dos estudantes”, conclui o coordenador de Saúde Bucal, Dr. Diego Diniz.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Todos os comentários
Expediente

Jornalista responsável:
Elis Marina de Amaral Gurgel Nunes (MTB 0094600/SP)

0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x