Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Conheça 4 aplicações dos drones e suas tecnologias

Por DRI Facens

Apesar de uma ser uma mudança recente, o uso de drones tem se tornado cada vez mais presente na sociedade. Contudo, é necessário entender o que é essa ferramenta e como ela se tornou um recurso utilizado de diversas formas.

O drone, ou VANT (Veículo Aéreo Não Tripulado, termo utilizado pela EMBRAER), é uma aeronave controlada remotamente por uma pessoa, que pode realizar as mais diversas tarefas variando de acordo com o propósito do “controlador”.

Os modelos anteriores aos drones atuais surgiram no século XIX, inicialmente com propósitos militares. Os chamados “balões austríacos” eram nada mais que balões equipados de explosivos com os quais a Áustria atacou a cidade de Veneza, na Itália, em 1849.  

Foi somente nos anos 80 que ocorreu o grande desenvolvimento para os drones que vemos em ação atualmente, principalmente em decorrência dos avanços tecnológicos.

Apesar de não terem sido criados para a sociedade, ela se “apropriou” dos drones como, por exemplo, nas seguintes áreas:

Agricultura

Na agricultura, o uso dos drones se volta ao monitoramento e mapeamento das áreas para plantação, auxílio na irrigação e aplicação de pesticidas, na captação de imagens de altíssima qualidade, entre outras funções.

Eventos

Seja em shows, eventos oficiais ou até mesmo em festas particulares, os drones têm garantido fotos e filmagens, proporcionando uma visão expandida pela perspectiva aérea.

Também podem ser utilizados para projeções de imagens em eventos como nos Jogos Olímpicos de Tóquio, quando foram usados na criação de um globo em 3D pela projeção de luzes pelos drones.

Transporte

Este é um dos usos em maior ascensão atualmente, principalmente para transporte de cargas pequenas e entrega de comida. Podendo ser entregues desde cartas, caixas, até outras mercadorias de pequeno porte. Entretanto esse ainda é um serviço em processo de testes pelas empresas.

No Brasil, a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) concedeu a primeira autorização do uso para entregas comerciais para a empresa iFood, que poderá realizar delivery de produtos em território nacional.

Saúde

Por fim, no momento, com a contenção da pandemia por Covid-19, os drones auxiliam no controle sanitário. Por exemplo em Xangai, na China, eles servem atualmente para monitorar o descumprimento das medidas restritivas de circulação pela população.

Gostou? Acompanhe as redes sociais do DRI para mais conteúdos! Instagram: @dri_facens.

Inscrever-se
Notificar de
0/100
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Todos os comentários
Expediente

Jornalista responsável:
Elis Marina de Amaral Gurgel Nunes (MTB 0094600/SP)

0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x