Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Facens.code: curso gratuito prepara alunos para programação e desenvolvimento de apps

A área da tecnologia da informação desponta como uma das mais promissoras do mercado e o desenvolvimento de software é uma habilidade essencial para os profissionais que desejam ter uma carreira de sucesso.

Com esse objetivo, a Facens abre inscrições para o curso gratuito Facens.code, para estudantes do Ensino Médio das escolas públicas e particulares de Sorocaba e região.

O curso oferece um treinamento de para os alunos aprenderem iniciarem sua jornada na programação de computadores e aprenderem até a desenvolver aplicativos para dispositivos móveis.

A Coordenadora do curso de Engenharia da Computação da Facens, Andrea Braga, explica que o Facens.CODE é realizado desde 2016 e foi criado pelo professor do curso de Engenharia da Computação, Fábio Lopes Caversan, e conta com a parceria de outros professores e alunos da graduação, que atuam como monitores no projeto.

“Durante estes quatro anos de projeto, já formamos mais de 800 alunos. Nosso intuito é despertar o interesse dos adolescentes para desenvolverem as habilidades da tecnologia para seu uso próprio e também para terem sucesso em profissões que envolvem tecnologia da informação”

Andrea Braga, coordenadora de Engenharia da Computação Facens

Sobre o Facens.code

O Facens.code é composto por quatro aulas com a duração de 3 horas cada. Esse ano, por conta do distanciamento social, ele será realizado totalmente online pela plataforma Zoom.

Os alunos vão aprender de forma prática a fazer programação e a criar aplicativo para smartphone.

“As aulas foram preparadas de forma dinâmica para o estudante já poder fazer suas primeiras programações. É um curso para todos os perfis, não é necessário ter uma habilidade especial para iniciar no mundo da programação”, ressalta Andrea.

Conteúdo programático

A agenda do Facens.code será realizada de 7 a 10 dezembro, das 14h30 às 17h30, e tem início com uma palestra sobre os conceitos básicos de programação e a importância de se saber programar atualmente.

Na sequência, professores do curso de Engenharia da Computação e a equipe de monitores, realizam uma introdução à programação e apresentação da CODE.ORG, plataforma mundial que facilita o aprendizado sobre os conceitos de programação de forma didática e lúdica utilizando, por exemplo, blocos com personagens e vídeos.

No decorrer das aulas, os alunos também contam com o auxílio da CODE.ORG e de outras ferramentas, para que possam participar da Competição de Desenvolvimento de Aplicativos (Apps).

Competição e premiação

Ao final do programa, será organizada uma Competição de Desenvolvimento de Aplicativos (Apps), onde as equipes serão formadas por duplas de alunos.

O principal objetivo do Facens.code é ajudar a disseminar conhecimento, e a desmistificar a ideia de que a Engenharia da Computação é uma área difícil.

Premiações:

1º lugar – Competição de Desenvolvimento de Apps – bolsa de 75% em qualquer curso da Facens, para cada 1 da equipe – composta por 2 alunos

2º lugar – Competição de Desenvolvimento de Apps – bolsa de 50% em qualquer curso da Facens,  para cada 1 da equipe – composta por 2 alunos

3º lugar – Competição de Desenvolvimento de Apps – bolsa de 25% em qualquer curso da Facens,  para cada 1 da equipe – composta por 2 alunos

Inscrições

As inscrições para o Facens Code estão abertas e podem ser feitas até dia 06/12 pelo facens.br

Inscrever-se
Notificar de
0/100
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Todos os comentários
Expediente

Jornalista responsável:
Elis Marina de Amaral Gurgel Nunes (MTB 0094600/SP)

0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x