Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Alunos Facens publicam pesquisas em congressos internacionais em 2020

Três alunos de Engenharia de Computação Facens tiveram os resultados de suas pesquisas aprovados para publicação em dois congressos no mês de novembro em Lisboa, Portugal. 

Por conta da pandemia que se desdobra em todos os cantos do mundo, as apresentações dos alunos aconteceram online, entre os dias 19 e 20 de novembro, seguindo o horário de Lisboa.

Do TCC para um congresso!

A primeira pesquisa, dos alunos Gilberto Yabiku Júnior e Bruno Magalhães, é fruto do Trabalho de Conclusão de Curso deles.

Trata-se da mineração de dados públicos para apoiar a tomada de decisões nas áreas vinculadas à saúde.  

O trabalho foi orientado pelo Prof. Johannes Von Lochter e contou com a participação da Dra. Karen Abrão, responsável pela área de Tecnologia em Saúde na Facens e médica especialista em Ginecologia e Obstetrícia.  

Os resultados trouxeram importantes relações entre a faixa etária, saneamento básico e a quantidade de casos de Covid-19 entre os estados brasileiros.

O processo desenvolvido pelos alunos pode servir para analisar outros dados e outras dimensões, capacitando análises mais profundas.  

Como próximos passos, o trabalho abre portas para a aplicação de inteligência artificial e geração de modelos preditivos para identificar padrões e antecipar decisões. 

O trabalho foi publicado na 7ª Conferência Ibero-Americana de Computação Aplicada.

Aplicando a IA para a Educação

Outra pesquisa aceita para publicação foi de Lucas Flaquer, também aluno de Engenharia da Computação Facens e que aceitou o desafio.

Lucas desenvolveu uma iniciação científica na área de sistemas pedagógicos com integração e validação por inteligência artificial.  

Um sistema para controle de artefatos pedagógicos foi proposto, sendo uma contribuição inovadora em engenharia aplicada de software, para gestão de plano pedagógico, planos de aula, objetivos de aprendizagem e rubricas.  

A aplicação de inteligência artificial tem papel especial na verificação de conflito e sobreposição de conteúdo entre os elementos cadastrados dentro de um mesmo curso. 

O trabalho foi publicado na 17ª Conferência Ibero-Americana WWW/Internet.

Inscrever-se
Notificar de
0/100
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Todos os comentários
Expediente

Jornalista responsável:
Elis Marina de Amaral Gurgel Nunes (MTB 0094600/SP)

0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x