Você sabia? O Campus da Facens possui uma potência de quase 52 kWp, o que resulta na produção de aproximadamente 15% da energia demandada pelo Centro Universitário.
Essa potência é obtida por um Sistema Grid-Tie (Fixo), um Sistema Off-Grid e um Sistema Grid-Tie (Tracker), contando com placas de monocristalino, policristalino e filme fino, ou seja, diferentes tecnologias de sistemas fotovoltaicos.
Dessa forma, a Facens foi aprovada no Programa de Eficiência Energética (PEE) para ampliação do sistema de geração de energia solar fotovoltaica em mais 70 kWp, o que determinará numa produção aproximada de 40% da demanda de energia elétrico no Centro Universitário.
O Programa de Eficiência Energética (PEE) é regulamentado pelo Manual dos Procedimentos do Programa de Eficiência Energética da ANEEL, aprovado pela REN 830/2018, que estabelece a necessidade de as distribuidoras de energia elétrica realizarem anualmente uma Chamada Pública de Projetos (CPP).
A CPP contempla projetos dos segmentos: Industrial, Residencial, Comercial, Poder Público, Serviço Público, Iluminação Pública e Rural, disponibilizando recursos financeiros para estas classes de clientes. Cada cliente concorre pelo recurso disponível para seu segmento de mercado.
Para seleção das propostas de projeto, a CPFL realiza a avaliação sob os aspectos documental, técnica, cadastral, compliance, crédito e ranking.
Todos os critérios e regras para participação e seleção das propostas de projeto foram detalhadas no edital e demais documentos publicados pela organização do Programa.
Os projetos aprovados são formalizados com a assinatura de Termos de Cooperação ou Contratos de Desempenho, conforme o caso.
A Facens se encaixou em todos os critérios propostos pelo programa e tem previsão de começar os trabalhos para a ampliação dos painéis ainda em dezembro de 2020.
Essa é mais uma conquista que impacta positivamente na contribuição da Facens com a sustentabilidade e também com o desenvolvimento de novas fontes de energia.
Adorei conhecer seu blog, tem muito artigos bem interessantes.
baixar e instalar no Windows