Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

EcoGinc 2023: voluntariado que transforma vidas e promove a sustentabilidade

Por Beatriz Soares e Luciano Frontelle – LIS Facens

No final de agosto, nos dias 29 a 31, o Laboratório de Inovação Social da Facens (LIS) realizou uma ação na Escola Estadual Reverendo Ovídio, localizada em Sorocaba, SP.

Essa ação, chamada de EcoGinc, aconteceu pela quinta vez e consiste em uma gincana inovadora com uma série de atividades socioambientais. Seu principal propósito é servir como uma fonte de conhecimento e inspiração para estudantes do ensino médio da rede pública.

A EcoGinc começa na própria Facens, onde o LIS convida estudantes a se tornarem voluntários responsáveis por conduzir as atividades na escola. Esses voluntários recebem treinamento e orientações para proporcionar uma experiência memorável e impactante. Isso os prepara para se unir aos alunos do ensino médio e colaborar na busca por soluções criativas e inovadoras para questões que afetam a vida de todos, como transporte, desigualdade social, meio ambiente e poluição. Neste ano, o treinamento ocorreu no dia 28, com cerca de 30 voluntários participantes.

Nos dias 29  à 31, a Escola Estadual Reverendo Ovídio abriu suas portas para receber a EcoGinc com entusiasmo e expectativa. Este local se tornou o epicentro da transformação durante os três dias do evento. A escola não apenas forneceu o espaço necessário, mas também a atmosfera calorosa e acolhedora que contribuiu para o sucesso da EcoGinc.

Além disso, os alunos das turmas do 1º ao 3º anos do ensino médio da escola participaram ativamente das atividades, onde puderam aprender , compartilhar ideias e trabalhar em equipe para enfrentar desafios relacionados à sustentabilidade, cidadania, empreendedorismo e resolução de conflitos.

Outro elemento fundamental da EcoGinc foi a capacitação dos professores. A equipe do Facens Centro de Empreendedorismo (Face) ajudou a preparar os professores para tirarem o máximo proveito da EcoGinc e integrarem os conceitos de sustentabilidade, cidadania, empreendedorismo e resolução de conflitos em suas práticas pedagógicas.

E por trás da EcoGinc, está o Laboratório de Inovação Social (LIS), que desenvolveu a gincana e a tornou realidade. Como um departamento com uma paixão por promover mudanças positivas na sociedade, o LIS criou uma experiência única que desafia os jovens a se tornarem agentes de transformação.

Para a coordenadora do LIS, Raquel Barbosa Rogoschewski, a EcoGinc 2023 foi mais do que uma simples gincana. Foi uma jornada de inspiração, transformação e empoderamento para os estudantes da Escola Estadual Reverendo Ovídio.

Com a colaboração dos voluntários da Facens, o apoio de toda a equipe do LIS e a capacitação oferecida pelo Face, este evento deixou uma marca indelével na vida de todos os envolvidos. O legado da EcoGinc continuará a inspirar jovens a se tornarem agentes de mudança em suas comunidades, promovendo um futuro mais sustentável e cidadão para todos.

V

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Todos os comentários
Expediente

Jornalista responsável:
Elis Marina de Amaral Gurgel Nunes (MTB 0094600/SP)

0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x