Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Andor Stern – O Brasileiro sobrevivente do holocausto

Conheça a incrível história desse ser humano iluminado, chamado Andor Stern.

Andor nasceu em São Paulo, em 1928. Filho de um casal húngaro, viveu em São Paulo até aproximadamente os 3 anos, quando o pai pediu transferência para a Índia. Após o término do contrato do trabalho do pai, a família decidiu visitar os parentes na Hungria. Com a guerra em andamento e o posicionamento do Brasil ao lado dos aliados, o brasileiro foi considerado inimigo de Estado, e entregue pela mãe às autoridades húngaras. Andor foi internado em um campo na região dos Baixos Cárpatos, mas conseguiu fugir com a ajuda de um inglês. Viveu clandestinamente na casa de sua mãe (já separada do pai) até a ocupação nazista na Hungria, quando os judeus sofreram a rotina implantada em toda a Europa: perda dos direitos, mudança para os guetos e, finalmente, deportação para Auschwitz.

Apesar do grande sofrimento, a história de Andor teve um final feliz. Em 1945, com o fim da Guerra, ele conquistou sua liberdade de volta. Viveu mais 3 anos na Hungria, quando realizou o sonho de retornar ao Brasil. Ele conquistou uma bolsa da IBM e foi funcionário e cliente da multinacional. Depois, tornou-se um industrial do ramo químico e, atualmente, é consultor de qualidade da gigante UNIGEL.

Casado com Therezinha Figueira, Andor tem 5 filhos. Aos 92 anos, Andor e Gabriel, biógrafo do seu livro, percorrem o país com palestras que ensinam a tolerância e o respeito ao próximo.

Inscrever-se
Notificar de
guest
2 Comentários
Anterior
Próximo Mais Votado
Inline Feedbacks
Todos os comentários
Jaqueline Cristina Fogaã
Jaqueline Cristina Fogaã
3 anos atrás

Você é um homem de grande inspiração, aprendi a não reclamar sobre minha vida. Você me ensinou a amar a vida! OBRIGADA! agora você faz parte da minha história.
Prazer Jaqueline Fogaça.

Last edited 3 anos atrás by Jaqueline Cristina Fogaã
HUDSON ALBUQUERQUE MACHADO
HUDSON ALBUQUERQUE MACHADO
3 anos atrás

Realmente uma inspiração para levar por toda a vida. O quê este homem viveu, e mesmo assim ele seguiu lutando, o quê ele ensina é a gente a ver a beleza da vida em cada detalhe. Emocionante, inspirador. Quem dera mais seres humanos tivessem essa empatia e sabedoria de viver bem a vida, mesmo com as pedras que a vida te proporciona algumas vezes.

Expediente

Jornalista responsável:
Elis Marina de Amaral Gurgel Nunes (MTB 0094600/SP)

2
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x