Por Eliane da Rocha
No dia 9 de abril comemora-se o dia Nacional da Biblioteca! Nada mais justo do que convidar a equipe da Biblioteca Facens para falar sobre o tema, não é mesmo? Se liga só nas curiosidades que eles reuniram pra gente:
Desde 1980 temos este dia marcado no calendário nacional. Todas as datas do calendário servem para comemorarmos, lembrarmos de feitos notáveis, mudanças ocorridas. No caso do Dia Nacional da Biblioteca serve para questionarmos sua importância na sociedade.
Sempre ouvimos falar das Bibliotecas de Babel e Alexandria (seriam possíveis suas existências?!), mas é nas bibliotecas públicas, comunitárias, escolar que vemos a importância que elas têm na vida de muitas pessoas.
É dentro de uma Biblioteca que se dá, em muitos casos, o primeiro acesso aos livros, ao teatro, à leitura em conjunto, a autores que talvez nunca fôssemos conhecer.
Devido à diversidade que os acervos devem ter, ampliamos nosso repertório, trocamos experiências, de leitura e de vida.
As maiores bibliotecas do Brasil
A primeira biblioteca pública construída no Brasil é a Biblioteca Pública do Estado da Bahia, em 1811. Ela também é conhecida como Biblioteca dos Barris.
Curiosidade: a Biblioteca Pública da Bahia fará 210 anos em 2021! ????
Já a Biblioteca Nacional do Brasil, que fica no Rio de Janeiro, é considerada pela UNESCO como uma das dez maiores bibliotecas nacionais do mundo e a maior na América Latina!
Ela foi constituída com o acervo vindo com a família imperial em 1808 (aberta ao público somente a partir de 1814). Hoje, é tida como depósito legal, ou seja, uma cópia de toda obra publicada no Brasil é enviada para ela. Legal, né?!
A maior biblioteca comunitária do mundo também está aqui no Brasil, especificamente, na Bahia. A Biblioteca Comunitária Maria das Neves, mais conhecida como Biblioteca do Paiaiá. Uma biblioteca localizada no meio rural.
Muitas bibliotecas estão se modernizando, deixando seus espaços mais aconchegantes, emprestando outros tipos de materiais além dos livros e se tornando conhecidas por “Biblioteca das coisas”, emprestando até ferramentas, utensílios domésticos, guarda-chuva, entre outros.
Bibliotecas também podem ser pontos de encontro, de fuga, de acolhimento. Por meio do livro e da leitura, podemos colocar nossa mente para questionar o mundo, as ações, acalmar pensamentos.
#FicaADica!
Para você quer quer saber mais sobre o assunto, #FicaADica de alguns conteúdos bem legais:
Documentário: LEITORES sem fim. Direção: Beto Seabra. Realização: Câmara dos Deputados, 2016. (37m10s). Disponível em: https://biblioo.info/leitores-sem-fim-2/.
Leitura: MANGUEL. A. A Biblioteca. Disponível em: https://bibliotextos.files.wordpress.com/2012/03/umberto_eco_-_a_biblioteca.pdf.
Vídeo: BIBLIOTECHE: Umberto Eco. 2016. 1 vídeo (1min19s). Amphitheatrum Sapientiae Aeternae. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=WFmE-exP0Sk.
Biblioteca Facens ????
A Biblioteca Facens conta com amplo espaço e grande acervo. Tem como objetivo servir de apoio e incentivo à pesquisa, fornecendo informações bibliográficas aos seus usuários, que abrange desde o corpo docente até os alunos e engenheiros, arquitetos e tecnólogos de Sorocaba e região.
Você pode acessar o acervo da Biblioteca Facens de forma online e também acompanhar as diversas atividades e interações aqui no Blog da Facens e também no Instagram @bibliotecafacens
Biblioteca é um encontro entre histórias faladas ou lidas. Biblioteca é um Universo! ????