Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

O papel da escola no desenvolvimento de profissionais cidadãos

Por Alessa Moura

No calendário brasileiro, o dia 15 de março é conhecido por celebrar o Dia da Escola. Você conhece o motivo dessa comemoração?

A fim de que a sociedade possa refletir e reconhecer a importância da escola para o desenvolvimento intelectual e social dos cidadãos, o Congresso Nacional estabelece o dia 15 de março como o “Dia da Escola”.

A escola é o cenário principal para muitos momentos marcantes das nossas vidas. É nela que fazemos, muita vezes, nossos primeiros amigos, conhecemos as letras e os números, aprendemos a ouvir, criar e contar histórias, respeitar diferentes opiniões e as diferenças.

A palavra Escola, em latim significa “Tempo livre”, “Lazer.” Na Grécia antiga, as pessoas que não tinham obrigações como, por exemplo, trabalhar, podiam praticar atividades físicas e mentais, e o estudo era uma delas.

No Brasil, a primeira escola surgiu em 1549! ???? Foi lá em Salvador, comandada pelo Padre Manoel da Nóbrega. Nessa época, a educação estava entre as atribuições da Igreja Católica e era voltada para membros do clero e alguns nobres.

Muitos anos depois, vieram as universidades. Elas demoraram a chegar e só em 1808, com a Escola de Cirurgia da Bahia, a sociedade teve contato com o que seri uma continuidade da escola, só que voltada para o aprimoramento profissional.

Se lá no século XVI a escola era para alguns membros da sociedade, podemos afirmar que hoje, século XXI, ela é um direito de todos. E isso muda tudo!

A maneira de se educar, os diversos pensamentos e todas as trocas no ambiente escolar fazem com que o conhecimento enriqueça a vida de todos, desde os primeiros anos do Ensino Infantil, até o Ensino Médio.

Para celebrar a data e colaborar com essa reflexão, a equipe da Biblioteca Facens selecionou um filme que fala sobre o tema “Escola”.

Escritores da Liberdade

O filme Escritores da liberdade foi lançado em 2007, tem direção de Richard LaGravenese e conta com grande elenco, como Hilary Swan, Patrick Dempsey e Scott Glenn.

O filme fala sobre a dedicação de uma professora, a Erin Gruwell (Hilary Swan), para mudar a situação escolar e educacional de uma turma de escola pública que é considerada fracassada, sem ‘solução’.  

 

A senhora Gruwell, que está no começo de sua carreira, tenta de todas as formas fazer com que os alunos se interessem por suas aulas, mas, ela percebe que nada do que faz está funcionando.

Ao perceber que ela não faz parte do universo deles, ela decide trazer conteúdo baseado na realidade de vida de seus alunos. Traz dinâmicas que os fazem se aproximar uns dos outros, porque veem que todos eles, independente de suas origens étnicas, já sofreram ou sofrem com perdas, abandonos, maus tratos.

A professora inclui a leitura na vida dos alunos e começa indicando que todos leiam o Diário de Anne Frank. A partir dessa leitura, eles escreverão seus próprios diários. Toda essa dinâmica possibilita que ela conheça um pouco da história de vida de cada um dos adolescentes.

Gruwell entende que muitas vezes não é falta de vontade ou desprezo que a turma sente pela escola ou em aprender, seguir regras, participar. Essa questão ia além.

A professora, que antes não era bem vista pelos estudantes, ganha a confiança da turma e a troca começa a fluir.

O filme é baseado no best-seller The Freedom Writers Diary, que conta a história real da vida de alunos e professores. Uma história incrível e muito emocionante!

Gostou da dica? Então corre para assistir! O filme está disponível na plataforma da Amazon Prime e Nextflix!

Você tem boas memórias do seu tempo de escola? Conte aqui pra gente como ela contribuiu para quem você é hoje! ????

Para mais dicas como esta, não deixe de acessar o nosso Blog e também o Instagram da Biblioteca Facens! (@bibliotecafacens)

Inscrever-se
Notificar de
0/100
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Todos os comentários
Expediente

Jornalista responsável:
Elis Marina de Amaral Gurgel Nunes (MTB 0094600/SP)

0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x