Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Como o Xadrez pode te ajudar a desenvolver as soft e hard skills

Por Eliane da Rocha – Biblioteca Facens

A história do xadrez é antiga, data do século VI, na Índia. O jogo foi se aprimorando e sendo levado para China, Pérsia até chegar à Europa, e vindo para o Brasil pelos portugueses. É um dos jogos mais populares do mundo! Desde 2001, é reconhecido como esporte pelo Comitê Olímpico.

Existem diversos torneios espalhados pelo mundo, mas é no Campeonato Mundial de Xadrez, no qual homens e mulheres podem disputar o título de maior enxadrista do mundo! Já tivemos um russo, um americano, um indiano e um francês. O atual é um norueguês.

Os Jogos sempre foram aliados na hora de aperfeiçoar algumas habilidades: memória, concentração, planejamento estratégico, tomada de decisões, socializar, entre outras. Não é diferente com o Xadrez!

Na hora do jogo é preciso concentração, estratégia, memória e tomada de decisão!

Aqui na Facens, os alunos participam de diversas atividades que envolvem o jogo de tabuleiro. Após o enorme sucesso da série ficcional O Gambito da Rainha (Netflix), que é inspirada em livro de mesmo nome do autor Walter Tevis, vimos o interesse dos alunos pelo jogo aumentar. Então, resolvemos oferecer 3 oficinas de regras básicas e 1º Campeonato de Xadrez Biblioteca Facens.

As atividades contam com o apoio do Clube de Xadrez de Sorocaba, um jogador com mais de 30 anos de experiência em competição em regionais, Maurício Tolotto – também funcionário da Facens, e os alunos Vinícius e Eduardo como instrutores.

#FicaADica!

Conheça a História de Phiona Mutesi!

Uma jovem de Uganda que faz de tudo para alcançar o seu objetivo de se tornar uma das melhores jogadoras de xadrez do mundo. 

Órfã de pai e moradora de uma região bem pobre, Mutesi foi obrigada a largar a escola por falta de dinheiro, mas agora está decidida a enfrentar todos os obstáculos para tornar seu sonho realidade.

Vale a pena ver! Disponível no Disney+!

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Todos os comentários
Expediente

Jornalista responsável:
Elis Marina de Amaral Gurgel Nunes (MTB 0094600/SP)

0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x