Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Da janela de casa ou da sala de bate papo: as manifestações culturais em meio à pandemia

Cada um em sua janela, varanda ou balcão. Uma música, uma poesia, a leitura do capítulo de um livro. As manifestações culturais se transformaram em momentos de afago e calma em meio ao caos.

Seja na Europa ou no Brasil, pessoas se reuniram com o único propósito de compartilhar aquilo que lhes trazia felicidade e que pudesse fazer a diferença para o próximo.

Isso nos faz lembrar muito de um movimento que surgiu no século 19, no qual as pessoas se encontravam para ler, ouvir músicas, declamar poemas, contar históricas e proporcionar um convívio social: os Saraus.

Derivado do francês, da palavra soirée, que significa reunião noturna. Reuniões que aconteciam entre os aristocratas e burgueses da sociedade hoje é uma das representações populares mais acessíveis e democráticas.

Os saraus acontecem em escolas, bares, casas e, com a nova realidade, em balcões, janelas, varandas e também online.

Na Facens, o Sarau já é uma prática muito comum entre alunos e funcionários e que não foi deixada de lado por conta do distanciamento social. Afinal, as pessoas também se reúnem em Saraus pelo convivo social. 

Num momento como esse, estar junto, mesmo que distante, é essencial. Pensando nisso, o comitê Se Liga, em parceria com a Biblioteca Facens realizou o primeiro Sarau Online da Facens. O que antes acontecia ao ar livre e com um belo café da tarde, agora migra para o ambiente online.

O que não muda é a vontade de estar presente, compartilhar histórias e criar memórias que ficarão marcadas para sempre nos corações daqueles que participam.

Quer ver o que rolou? O Facens Play registrou para nós! É só dar o play e fazer parte do nosso Sarau!

Por enquanto, seguimos assim, nos reinventando para que nossas relações não sejam perdidas e com a vontade de, cada vez mais, compartilhar conhecimentos e tudo aquilo que nos faz bem.

Inscrever-se
Notificar de
0/100
guest
1 Comentário
Anterior
Próximo Mais Votado
Inline Feedbacks
Todos os comentários
Luis
Luis
3 anos atrás

Parabéns a Facens por ter feito o melhor sarau de todos, a partir das nossas residências!!!
 
Ah, lembrando que vou estar ao vivo no youtube da facens nessa quinta!!! Bora darem uma moral pra mim?
 
Segue o link: https://www.youtube.com/watch?v=5oOsieaT5Hg&feature=youtu.be&fbclid=IwAR34PL2lWw1mi5rPQ45lU9PLuuJn8FzUEDCKLwbi13DVaAVtdXbzXiGXoEw
 
 

Last edited 3 anos atrás by Luis
Expediente

Jornalista responsável:
Elis Marina de Amaral Gurgel Nunes (MTB 0094600/SP)

1
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x