Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Conheça mais sobre a carreira do Biomédico

Por Marcelo Corral

A Biomedicina é uma profissão que existe há 55 anos e, desde sua origem, o currículo dos cursos universitários passou por grandes transformações.

No começo da carreira, o principal objetivo do curso era formar professores que pudessem atuar em disciplinas básicas de outros cursos da área da saúde. Conforme os anos foram passando, diversas áreas de atuação foram incorporadas, dando origem às diversas habilitações Biomédicas.

Pode-se dizer que, de forma geral e englobando a maior parte das atividades profissionais, o Biomédico é um profissional que é capaz de trabalhar muito bem em laboratórios das mais diversas áreas.

Áreas de atuação do Biomédico

O Biomédico pode trabalhar, por exemplo, realizando exames de imagem como Ressonância Magnética, Tomografia computadorizada e Medicina Nuclear. Também pode elucidar crimes por meio da análise de material genético por biologia molecular na Polícia Federal ou Civil.

Pode trabalhar em laboratórios clínicos como os de Análises Clínicas que envolvem as áreas de Microbiologia, Imunologia, Parasitologia, Bioquímica e Hematologia coletando amostras, processando os materiais biológicos, analisando, liberando laudos e também ser responsáveis técnicos.

Ainda na ciência dos diagnósticos pode atuar com citologia oncótica e rastrear o câncer de colo uterino. Outra possibilidade de atuação em laboratório é na Reprodução Humana onde os profissionais Biomédicos podem manipular os gametas masculinos e femininos, além de realizar a fertilização in vitro.

Paralelamente aos laboratórios de diagnóstico, os Biomédicos também são muito bons realizando pesquisas científicas, trabalhando em laboratórios de referência como no Instituto Adolfo Lutz. Nesses locais os profissionais se dedicam a diversas áreas do conhecimento se aprofundando cada vez mais em recursos tecnológicos e digitais.

Outras possibilidades

Além da área de laboratório de diagnóstico e de pesquisa ainda há algumas possibilidades de atuação. Atualmente algumas outras áreas com contato maior com pacientes estão sendo exploradas pelos Biomédicos como a Acupuntura, a Biomedicina Estética e o Monitoramento Neurofisiológico Transoperatório. 

No geral, a formação em Biomedicina capacita o estudante para entrar no mercado de trabalho e realizar suas funções com qualidade, trilhando uma carreira de muito aprendizado e desenvolvimento da cinência.

Biomedicina na Facens

O Curso de Biomedicina da Facens se estrutura em uma matriz curricular integrada, inovadora e com ênfase em Tecnologia e Inovação aplicadas à Saúde, sensível às diferentes áreas de atuação do Biomédico, permitindo de formar biomédicos preparados para uma carreira profissional que está em constante evolução.

Saiba mais sobre os cursos da Escola de Saúde Facens: facens.br

Inscrever-se
Notificar de
0/100
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Todos os comentários
Expediente

Jornalista responsável:
Elis Marina de Amaral Gurgel Nunes (MTB 0094600/SP)

0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x