Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Como reduzir o uso de plástico produzindo iogurte caseiro

Você sabia que o brasileiro consome, anualmente, 6,5 kg de iogurtes? Já parou pra imaginar o quanto de embalagem de plástico é descartada devido a esse consumo?

De acordo com dados da Euromonitor International, o Brasil só fica atrás da Holanda, França e Argentina. Você pode ler mais sobre consumo de iogurtes aqui.

O iogurte é um dos itens mais presentes na dieta do brasileiro e que a embalagem é descartável. Você já reparou quantos outros itens você consome e, simplesmente, descarta a embalagem?

O Comitê de Sustentabilidade da Facens realizou uma experiência de 15 dias para analisar a quantidade de plástico que é descartado dentro da casa de cada um.

Após essa experiência, eles entenderam que há maneiras de reduzir esse descarte excessivo, com atitudes muito simples. A partir disso, começaram a aplicar os 5R’s: Reduzir, repensar, recusar, reciclar e reutilizar.

A professora da Facens, Ana Carolna, que faz parte do Comitê da Sustentabilidade e participou dessa experiência, compartilhou com o grupo e com a gente, uma prática que ela já tinha e que contribui para a redução do descarte de plástico: o iogurte caseiro.

Se eu fosse vocês, pegava papel e caneta e anotava essa dica! Veja só o que a professora Ana tem para nos ensinar:

CONHEÇA O KEFIR

Oi, pessoal! Eu sou a professora Ana Carolina e vou ensinar para vocês um pouco sobre o Kefir.

Kefir é o nome que se dá à um tipo de iogurte, bebida fermentada por uma colônia de microrganismos, de aspecto semelhante à flor da couve-flor, conhecida por “grãos de kefir”.

Trata-se de um alimento extremamente saudável e praticamente isento de lactose. Isso porque os microrganismos presentes nos grãos alimentam-se da lactose do leite no processo de fermentação.

Tal bebida é obtida misturando-se grãos de kefir ao leite (também existe kefir de água), após a fermentação do mesmo.

INGREDIENTES PARA UM KEFIR

Para iniciar o uso do kefir, é necessário encontrar quem doe os grãos. Existem muitas comunidades para esse fim nas diversas redes sociais.

O leite deve ser integral e de boa qualidade. A dica é para usar leite fresco pasteurizado ou leite provenientes de sítios ou fazendas (nesse caso, ferver antes usar).

Não é aconselhável o uso de leite desnatado ou leite longa vida de qualquer tipo. Além disso, deve ser manuseado com utensílios plásticos ou de madeira. Jamais metálicos.

MODO DE PREPARO

Os grãos de kefir devem ser colocados num vidro limpo e seco. Acrescentar leite morno (próximo à temperatura ambiente), cobrir com papel toalha (ou tecido fino) e prender com elástico.

Eu costumo usar uma colher de sopa cheia (usar de plástico) de grãos de kefir para um vidro de 500 ml (estilo vidro de maionese).

O vidro deverá ficar num armário fechado por aproximadamente 24 horas. Nunca ultrapassar muito esse tempo para não ficar azedo demais.

Após 24 horas, retirar a camada mais grossa, geralmente amarela, que fica na superfície e descartar. Depois mexer e coar. Não esquecendo que jamais deve ser manuseado por utensílios metálicos. Usar peneira plástica e colher plástica ou de madeira.

O conteúdo que ficou na peneira deve ser lavado com água filtrada e colocado num vidro limpo. O procedimento deve ser repetido.

O líquido coado já pode ser consumido. Aconselho adoçar com frutas e mel, mas pode usar açúcar, se preferir. Pode ser conservado na geladeira caso não use tudo na hora. Gelado é mais gostoso.

Aqui em casa, gostamos bastante de bater com suco de laranja, banana, morango e mamão. Fica uma delícia e nem precisa adoçar mais, para nosso paladar. Se for usar açúcar, dê preferência ao mascavo para que seu alimento seja mais saudável!

DICAS! 😉

– Se não puder, ou não quiser, coar após 24h, pode deixar na geladeira que retardará o processo. Pode coar até 5 dias depois que estará bom. Se passar muito disso, você precisará provar e ver se consegue aproveitar, pois vai ficando mais azedo. Caso contrário, descarte o líquido, lave o kefir com água filtrada e comece o processo novamente.

– Nunca deixe o kefir sem leite, a menos que vá congelar. Se não tiver leite para acrescentar, deixe um pouquinho do líquido. Deixe o vidro na geladeira, sempre coberto com o papel toalha e preso por elástico, por quanto tempo precisar. Quando resolver acrescentar leite novamente, descarte essa parte líquida peneirada.

– Com o tempo, a quantidade de Kefir vai aumentando. Você pode doar ou congelar num saquinho. Não deixe a proporção de kefir/leite aumentar muito pois ficará mais azedo.

– Se ainda achar azedo, tente diminuir o tempo de 24h. É provável que fique mais agradável a seu paladar.

– Se você for congelar, coloque num saquinho plástico e caso deseje descongelar, deixe à temperatura ambiente. Jamais use micro-ondas para esse fim.

Se você introduzir esse hábito em sua alimentação, substituindo o iogurte por kefir, além de consumir um alimento mais saudável, também contribuirá para a diminuição do uso de plásticos, colaborando assim com a preservação do nosso planeta. Um excelente negócio, não acha?

Inscrever-se
Notificar de
0/100
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Todos os comentários
Expediente

Jornalista responsável:
Elis Marina de Amaral Gurgel Nunes (MTB 0094600/SP)

0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x